Três servidores do município de Campo Mourão estiveram nesta semana em uma missão técnica ao Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, em São Paulo. O parque, pioneiro no Brasil, celebra mais de 70 anos como referência de inovação e é responsável por impulsionar o setor tecnológico na cidade.
Estiveram na cidade paulista Eduardo Akira Azuma e Rosinaldo Nunes Cardoso, respectivamente secretário e diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico e Carlos Alberto Facco, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão (IPPLAN), realizaram uma visita.
São José dos Campos destaca-se como a primeira cidade brasileira certificada pela ABNT como Cidade Inteligente. Durante a visita, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas e o ecossistema de inovação que posicionaram o PIT como um núcleo de pesquisa e desenvolvimento essencial para o Brasil.
Inspirados por este modelo, Campo Mourão mira o futuro na busca de conquistar a certificação de Cidade Inteligente, fortalecendo ainda mais seu crescente ecossistema de inovação. “Viagens técnicas como esta representam um passo fundamental na implementação de novas ideias e práticas que poderão transformar Campo Mourão em um polo de inovação”, justifica o secretário Akira Azuma.
Campo Mourão foi recentemente reconhecida como finalista do Prêmio Nacional de Inovação, entre as 10 cidades do Paraná com o maior número de startups. Esse avanço é resultado direto do investimento em um cluster tecnológico voltado para a saúde, que consolidou Campo Mourão como a maior geradora de empregos nesse segmento em todo o estado.