Dezembro tá chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela tradição cristã, há um dia certo para tirar o enfeite do guarda-roupa e começar a espalhar a magia do Natal. E essa data muda todo ano.
Ela sempre cai no 1° domingo do Advento, período que começa quatro domingos antes da festa do nascimento de Jesus. Assim, em 2024, a data recomendada para montar a sua árvore, seguindo as tradições cristãs, é no dia 1° de dezembro.
Então pode começar a preparar o pisca-pisca, bolas e enfeites porque faltam apenas 23 dias. E o legal é chamar as crianças para ajudar a montar e aproveitar para ensinar a elas o real significado da festa do nascimento de Jesus.
Tradição no Brasil
Em entrevista ao Só Notícia Boa, o padre Rafael Vieira, Missionário Redentorista, ex-CNBB e atual Diretor de Projetos Estratégicos da TV Pai Eterno, lembra que a data não se trata de obrigatória, mas sim uma tradição da igreja católica.
“Não há uma norma oficial sobre isso, na Igreja Católica. O que existe, na verdade, é uma tradição forte e quase milenar de montar o presépio no primeiro domingo do Advento e desmontar na Festa dos Magos, em 6 de janeiro. A árvore tem acompanhado esse costume desde que os católicos a assumiram, mas, não é uma tradição de origem católica”, lembrou.
Então, não é que seja proibido decorar a casa em outras datas, mas para os cristãos, o primeiro domingo do Advento vale como o dia certo. O Advento é um tempo litúrgico que tem duração de quatro semanas e representa a preparação para o nascimento de Jesus.
O presépio monta depois
Já o presépio, não segue a mesma data.
A pequena construção, que representa o estábulo em Belém e as cenas do nascimento de Jesus, deve ser montada no terceiro domingo do Advento, também de acordo com a tradição.
Em 2024, a data cai no dia 15 de dezembro!
Outros países, outras tradições
Rafael ainda explicou que a tradição de montar a Árvore de Natal pode variar de acordo com os países e até mesmo estados.
Na Itália, por exemplo, a data mais comum é de 8 de dezembro. “Essa data se celebra a Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Jesus”, explicou Rafael.
Mas Milão, apesar de ficar também na Itália, segue uma data diferente. “Em Milão a data muda e passa a ser 7 de dezembro, dia em que é celebrado Santo Ambrósio, padroeiro.
Países nórdicos
Já nos países nórdicos, o dia escolhido é 13 de dezembro, o dia de Santa Lúcia. Isso não é à toa e está relacionado a São Nicolau.
“Isso porque Santa Lúcia, mártir cristã do século IV, na tradição nórdica é quem, junto com São Nicolau, traz presentes às crianças escandinavas.”
A mais famosa
Espalhadas pelo mundo, as Árvores de Natal representam o agradecimento pela vinda de Jesus Cristo ao planeta Terra.
Uma delas ganha destaque e atrai milhares de visitantes. A Árvore montada todo ano no Rockefeller Center, em Manhattan, EUA, é um espetáculo.
Ícone do Natal nova-iorquino, a tradição de iluminá-la começou em 1933, quando o Rockefeller ainda estava sendo construído.
Ela precisa ter pelo menos 50 anos de idade e pode vir de qualquer parte do país. O enfeite é decorado com mais de 50 mil LEDs e uma estrela no topo, que pesa mais de 400 quilos.
A festa no dia da inauguração é muito aguardada e encanta pelo show de luzes em homenagem ao menino Jesus.
Como enfeitar
É claro que cada um monta da maneira que quiser, mas tem algumas dicas gerais que podem ajudar!
O primeiro grande passo é escolher a árvore. Sintética ou natural, a ideia é procurar aquelas com mais galhos e ramos. Assim, o tronco fica escondido e sobra mais espaço para os enfeites.
Aí vem a decoração. Na hora de escolher o que pendurar, é fundamental pensar no efeito que você quer ter. As tradicionais têm bolas, presentes, anjos, estrelas e pinhas. Mas deixe a imaginação fluir!
Já o pisca-pisca dá todo um toque especial. Branco, dourado ou colorido, o ideal é escolher um que harmonize com a sua Árvore de Natal.
Via: Só Notícia Boa