A Previscam, que é a Previdência dos Servidores Municipais de Campo Mourão, conquistou a certificação inicial (Nível I) no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), instituído pela Portaria MPS nº 185/2015.
Para alcançar este reconhecimento, a Previscam atendeu a rigorosos critérios de qualidade em 10 grandes áreas de gestão: administração, arrecadação, atendimento, atuarial, benefícios, compensação previdenciária, finanças, investimentos, jurídico e tecnologia da informação. A auditoria, conduzida por uma entidade certificadora credenciada, avaliou processos, fluxos, e ferramentas adotadas para garantir a eficiência operacional, transparência e alinhamento às melhores práticas do setor.
A certificação é válida até 25 de novembro de 2027 e representa um passo fundamental para consolidar a Previscam como uma referência em gestão previdenciária. Um dos destaques no processo de certificação foi a qualificação profissional dos gestores e conselheiros da autarquia. Os dirigentes, membros do Comitê de Investimentos e integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal obtiveram certificações que garantem sua competência técnica para o desempenho de suas funções.
“Esta iniciativa fortalece a governança e contribui para a segurança e eficiência na administração dos recursos previdenciários, atendendo às exigências estabelecidas pelo programa”, ressalta a presidente da Previscam, Silvane Botega.
Entre as iniciativas implementadas, destaca-se a manualização dos processos internos, que sistematizou atividades em áreas como compensação previdenciária e arrecadação, permitindo maior controle e clareza nos procedimentos. Além disso, o fortalecimento da governança incluiu a certificação dos dirigentes e membros do Comitê de Investimentos e Conselhos da autarquia, assegurando a conformidade com os padrões exigidos para gestão dos recursos previdenciários.
A elaboração de um Código de Ética e a disponibilização de uma cartilha digital para segurados reforçam a transparência e o compromisso com o atendimento às demandas dos beneficiários, pilares centrais do Pró-Gestão RPPS. “Este resultado é fruto do trabalho integrado da equipe, que não mede esforços para aprimorar processos, fortalecer a governança e garantir a sustentabilidade do regime próprio de previdência social”, complementa Silvane.