Há alguns anos, as comemorações em torno do Natal em Campo Mourão tornaram-se referência no interior do Paraná. Essa verdadeira revolução nas comemorações da data magna da cristandade na cidade tem servido de modelo e inspiração para muitos outros municípios paranaenses e até de outros estados. O diferencial e a verdadeira marca registrada do Natal Mourãoense passaram a ser os muitos eventos profissionais de cunho cultural, ofertados gratuitamente à população. Todos voltados à valorização e disseminação do espírito natalino.
Tudo começou no início de 2017. Poucas semanas após assumir o cargo de prefeito de Campo Mourão pela terceira vez, Tauillo Tezelli propôs um desafio à Associação Sou Arte (ASA): promover uma completa transformação nas comemorações de Natal no Município. O detalhe é que a ousada missão deveria ser viabilizada não com recursos públicos do Município, mas sim com a captação de patrocínios de empresas por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Amparada na legislação federal, parte dos tributos devidos pelas empresas seriam retidos e destinados ao projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal”.
A companhia artística genuinamente mourãoense – que completou 19 anos em 2024 e se firmou no cenário cultural pelo elevado nível de profissionalismo e qualidade de suas produções – aceitou o desafio. Afinal, era não apenas um desafio proposto pelo prefeito, mas uma demanda dos mais diferentes segmentos da comunidade mourãoense, que já há muitos anos clamava por uma programação natalina com atrações à altura e espaços públicos devidamente ambientados.
O resultado apresentado no Natal de 2017 superou todas as expectativas e começou a chamar a atenção, levando os mourãoenses às ruas e outros espaços públicos para participar das atividades. Milhares de moradores de cidades da região também foram atraídos e visitantes de outros centros que encontravam-se em Campo Mourão levaram a boa nova a outros rincões do Paraná e do Brasil.
A partir daí, o projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal” se consolidou, atraindo um público maior a cada ano, expandido suas ações para bairros da cidade e incluindo novas atrações. Os números não deixam dúvida quanto à evolução exponencial da ação, que hoje projeta Campo Mourão em todo o país e até no exterior.
Vale ressaltar que o projeto continua a ser executado com a retenção de parte de impostos devidos por empresas, a partir de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura.
Incentivo à Cultura
A legislação nacional vigente permite que as empresas jurídicas de lucro real destinem até 4% de impostos federais devidos a projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cultura. Esses recursos seriam encaminhados ao Governo Federal e dificilmente retornariam à Campo Mourão. Dessa forma, as empresas que aderem à ação natalina estimulam a cultura e propiciam ao público acesso a espetáculo e outros eventos artísticos. Patrocinar o Projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal” trata-se de uma ação não apenas de marketing, mas também de responsabilidade social da empresa perante à comunidade.
Entre as principais atrações da programação do projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal 24” está a apresentação de espetáculo de teatro, circo e dança pela trupe profissional da Associação Sou Arte na praça da Catedral de São José, com a chegada do Papai Noel. Na sequência, o espetáculo será apresentado nos jardins Lar Paraná e Tropical. E, pela primeira vez, o espetáculo também será encenado no Parque das Torres, na Zona Norte da cidade.
Além disso, o projeto conta com as seguintes atrações: o Cortejo Natalino pela avenida Irmãos Pereira – com mais de 600 figurantes divididos em 80 alas, além de 20 carros alegóricos –; a Mostra Cultural – com cinco dias de apresentações na praça São José –; e a Carreata Natalina pela cidade.
Em 2023, a estimativa foi de que mais de 100 mil pessoas participaram do projeto. E, neste ano, a ASA espera superar esse número. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, com execução a cargo da Associação Sou Arte.
Neste ano, o projeto tem o patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Grupo Fertipar, Sanepar, Copel, Supermercados Condor, Paraná Supermercados, Itaipu Engenharia, Fomento Paraná, Beontag, Grupo Integrado e Unimed Regional Campo Mourão.
O projeto tem ainda o apoio da Prefeitura de Campo Mourão, do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo, da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindiempresarial).