Cenário de muito alto risco de tempestades fortes a severas é esperado entre domingo e segunda-feira por uma frente fria intensa
O MetSul Meteorologia alerta que dezembro vai começar com uma perigosa situação de tempo severo desencadeada por uma frente fria que vai afetar a Argentina, o Uruguai, e no Brasil as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste com danos e transtornos para a população ante a intensidade dos prováveis temporais. Trata-se de uma situação meteorológica de muito alto risco no final do domingo e na segunda-feira, período em que se prevê uma muito alta probabilidade de tempestades fortes a severas com impactos em grande número de localidades.
Uma frente fria vai avançar pela Argentina durante o domingo impulsionada por uma forte massa de ar frio no país vizinho e que encontrará ar quente em sua dianteira. O sistema frontal vai estar ainda acompanhado de uma área de baixa pressão que reforçará a instabilidade. A frente deve provocar a formação de nuvens muito carregadas de tempestades já entre a madrugada e de manhã do domingo em províncias do Centro da Argentina e que atuarão no Uruguai da tarde para a noite.
No Rio Grande do Sul, a partir do meio ou o fim da tarde e o começo da noite de domingo vão se formar rapidamente muitas áreas de tempestades com nuvens de grande desenvolvimento vertical com muitas nuvens de temporal do tipo Cumulo nimbus. A noite do domingo e a madrugada da segunda-feira, em particular, devem ser de muito alto risco para tempestades no Rio Grande do Sul à medida que a frente fria avança elo território gaúcho com um centro de baixa pressão, desencadeando numerosas tempestades. No decorrer da segunda-feira, até de manhã e o começo da tarde, permanece o risco de temporais no Norte do Rio Grande do Sul. A frente avançará rapidamente pelo Sul do Brasil durante o dia com probabilidade de temporais em Santa Catarina e no Paraná.
Da tarde para a noite da segunda-feira, a instabilidade aumentará muito com tempestades isolados e alto risco de chuva localmente forte a intensa em estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, em particular no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, mas o sistema frontal vai alcançar o Centro do país com menor atividade que áreas mais ao Sul do território nacional.
Também na segunda-feira, o sistema frontal deve gerar muitas tempestades em províncias do Norte e do Nordeste da Argentina, além do Paraguai, que em diversos pontos podem ser fortes a severas com chuva intensa e fortes vendavais pela atmosfera mais aquecida nos dois países vizinhos.