Um total de 2.075 fêmeas de cães e gatos foram esterilizadas graças ao Programa mantido pelo município com a Associação PAIS. Foram 1.700 animais cadastrados pelos tutores pelo Castramóvel e 375 castrações de animais encontrados nas ruas. Neste mês de novembro foram realizadas ainda 150 castrações pelo Castrapet, um programa do governo do Estado em parceria com o município.
O convênio entre o município e a PAIS é de R$ 400 mil para manter os animais abrigados e pagar funcionários e R$ 340 mil do Castramóvel. O convênio mantém o Centro Transitório de Animais, inaugurado em 2024, que atualmente conta com 340 animais acolhidos e disponíveis para doação. Este ano, foram doados 310 animais, a maioria filhotes.
“Animais soltos nas ruas refletem a irresponsabilidade de muitas pessoas com a posse. Soltar animais nas ruas é crime, por isso também trabalhamos a conscientização, principalmente das crianças com palestras nas escolas”, ressalta a voluntária da PAIS, Amanda Tonet. A adoção é a melhor colaboração da sociedade, além de doação de ração. “Principalmente no fim do ano os abandonos aumentam e as ajudas diminuem”, completa Amanda.