[the_ad_group id="3495"]

Comcam e Sebrae/PR planejam futuro da região de Campo Mourão até 2050

Representantes de mais de 20 municípios estiveram presentes e contribuíram para definição do parâmetro que norteará ações

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), que abrange 25 cidades, deu início ao planejamento estratégico “Comcam 2025”, em workshop realizado nesta semana. A primeira atividade do projeto, realizado em parceria com o Sebrae/PR, contou com a presença de prefeitos e vices da atual gestão, bem como representantes eleitos. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população local até 2050, por meio de atitudes como incentivo aos pequenos negócios.

Durante o evento, foi discutido o papel que líderes públicos desempenham na promoção de políticas que gerem impacto positivo no desenvolvimento regional. O principal objetivo foi construir uma visão de futuro compartilhada, visando transformar a região por meio da colaboração e do trabalho conjunto.

Durante o encontro, os participantes elaboraram uma “causa justa”, que norteará as ações até 2050. O propósito é promover o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da região por meio de sinergia e trabalho em rede entre os municípios: “trabalhamos para que o poder público e todos os municípios alcancem juntos, através da união, cooperação, conectividade, sinergia e trabalho em rede entre os municípios, o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural pleno”.

Os prefeitos também discutiram a criação de um plano de ação integrado, aproveitando a experiência dos gestores atuais e a energia dos novos eleitos. O presidente da Comcam e prefeito de Terra Boa, Edmilson Moura, destacou a importância do planejamento colaborativo.

“Foi uma reunião produtiva, em que pensamos em soluções que impactarão mais de 350 mil habitantes. Trata-se de um planejamento conjunto para que as prefeituras atuem de forma integrada, melhorando indicadores sociais e a geração de emprego, beneficiando a região como um todo”, observou Edmilson.

O próximo passo será transformar a “causa justa” em projetos concretos. Com a parceria firmada, espera-se que, já em 2025, os novos gestores iniciem suas administrações alinhados com os objetivos traçados, dando continuidade ao desenvolvimento regional com projetos para fomentar pequenos negócios, saúde, educação, entre outros setores.

Segundo Wendell Gussoni, gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, a união de esforços entre a Comcam e parceiros é crucial para fortalecer a economia local.

“A parceria entre Sebrae e Comcam foi oficializada com este primeiro workshop, que é apenas o início de uma jornada que promete trazer resultados concretos nos próximos anos. A proposta é transformar a visão discutida em projetos e ações efetivas, com a implementação prevista para o início do próximo ano. A parceria nos permite incentivar o crescimento de pequenos negócios, promover a geração de emprego e renda, e assim melhorar diretamente a qualidade de vida dos cidadãos”, explica Wendell.

Fonte: Sebrae/PR

Sair da versão mobile