[the_ad_group id="3495"]

Vasta programação marcará os 77 anos de emancipação de Campo Mourão

Outubro é o mês de aniversário de emancipação política de Campo Mourão, que neste ano completa 77 anos. A data oficial é dia 10, mas o feriado foi transferido para o dia 14 (segunda-feira). A mudança está prevista na lei ordinária nº 3.869 de 25 de outubro de 2017, ratificada pelo Decreto nº 10.753, publicado no dia 16 de janeiro de 2024.

Os eventos programados pela administração municipal durante o mês fazem parte do calendário do aniversário. Um deles é o Empreende Week, que começa dia 7 e vai até dia 10 de outubro, no Mourão Garden Eventos. Trata-se de um dos maiores eventos de ciência, tecnologia, inovação, negócios e empreendedorismo do Paraná.

Na próxima sexta-feira, dia 4, a partir as 8 horas, serão realizados os Jogos parta Integração do Idoso, no Ginásio de Esportes da Vila Urupês. No dia 10, está programado um ato cívico na Casa da Cultura, às 8 horas, com hasteamento das bandeiras, execução do hino e presença de autoridades. Dia 12 (feriado nacional), haverá atividades culturais e recreativas para as crianças na Praça do Fórum.

Nos dias 14 e 15 de outubro não haverá expediente nas repartições públicas municipais em razão do feriado de aniversário e antecipação do feriado do Dia do Servidor. Também no dia 14 terá início o Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam), organizado pela Secretaria de Cultura, que vai até dia 27 de outubro.

Dias 17, 18, 19, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, Campo Mourão sedia a fase final dos 36º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A competição, promovida pela Secretaria de Esporte do Estado em parceria com o município, reúne mais de 5 mil atletas e dirigentes de 100 municípios, na disputa de 19 modalidades em dois fins de semana no município.

HISTÓRIA – A descoberta e exploração dos campos onde fica hoje Campo Mourão, remonta ao tempo das reduções jesuíticas. Mas a povoação teve início a partir de 1903, com a chegada da família de José Luiz Pereira. Em 1947, Campo Mourão emancipa-se de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion.

Até a década de 60 o município compreendia toda a Microrregião 12 e os municípios que hoje a integram eram seus distritos administrativos. Na década de 80, foram desmembrados dois dos seus últimos distritos administrativos: Luiziana e Farol do Oeste, ficando sobre sua jurisdição apenas o distrito de Piquirivaí.

Sair da versão mobile