Evento continua com palestra da artista e empresária Flávia Alessandra, nesta quarta-feira (9) e da atleta paralímpica Raíssa Machado, além de oficinas, expositores e outras ações
No segundo dia de Empreende Week, na terça-feira (8), onze startups e seis investidores participaram de uma rodada de conversa durante o Investing Day, iniciativa que teve como objetivo estimular novos negócios. A atividade começou com um talking, em que especialistas e líderes de startups apresentaram conteúdos e casos de sucesso para o público.
Subiram ao palco Fernanda Andreazza, da WIM Angels, que destacou espaço para o crescimento de mulheres tanto entre os CEOs de startups quanto entre os investidores; Larissa Donato e Gabriele Caroline Lopes Rodrigues, da LegalRocket; o criador de metodologias de aceleração, Pedro Teixeira; Carlos André Gomes, da Tá na Rua, de Campo Mourão; e Guilherme Diniz, da Agroflux, também de Campo Mourão.
“O objetivo da conversa foi incentivar participantes, além de trazer bons exemplos como a Tá na Rua e a Agroflux. Por meio do Capital Empreendedor, programa do Sebrae, a Tá na Rua, na área de entregas e presente em cinco estados, se prepara para receber aporte, e a Agroflux, que já alcançou o mercado internacional, captou investimento na casa dos milhões”, comentou a consultora do Sebrae/PR, Ana Carolina Molina.
Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Metropolitano, Luiz Ajita, apoiador do evento, destacou que Campo Mourão tem respondido a incentivos.
“Sei como é difícil tirar uma ideia do papel, depois transformá-la em negócio, obter clientes e buscar investidores. O evento é uma boa oportunidade para criar contatos. Temos apoiado iniciativas assim em Campo Mourão e as startups têm respondido bem”, disse Luiz.
O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, ressaltou que a cidade possui ambientes de inovação e parceiros que favorecem a trajetória das startups.
“A metodologia do Investing Day foi criada em Maringá há quatro anos e, no ano passado, foi nacionalizada pelo Sebrae, podendo ser aplicada em todo Brasil. Pela primeira vez, realizamos o evento fora de Maringá, justamente por percebermos que Campo Mourão corresponde às iniciativas na área da inovação”, complementou Wendell.
Na Arena Ecossistema, inscritos participaram de seis rodadas de conexão com investidores. Akylla Verza, da Sismc, de Maringá, fez quatro contatos. Hoje, a empresa atende cinco motoclubes, com um total de 2 mil membros.
“Oferecemos sistema de gestão para motoclubes. Estamos em busca de investimento para criar novos produtos. Na rodada, conhecemos dicas de como nos apresentar e ideias de mercados maiores”, contou Akylla.
Quem também esteve presente foi Lincohn Junior, da SimHe. Trata-se de uma plataforma que simplifica o processo de orçamento e vendas de medicamentos e suplementos manipulados.
“A ideia é alcançar novos mercados, pois há espaço para o crescimento das farmácias de manipulação no mercado da saúde”, pontuou Lincohn.
Para Fernanda Andreazza, da WIN Angels, os negócios apresentados têm grande potencial.
“Uma dica para eles é mostrar a solução e o quanto ela pode crescer. Nosso grupo de mulheres investidoras, o WIN, tem apostado em vários tipos de negócios, mas em especial naqueles alinhados às tendências globais de atenção com relação a mudanças climáticas”, explicou Fernanda.
Razões para Acreditar
Dentre as diversas programações do dia, outro destaque foi a palestra com o fundador do site Razões para Acreditar, Vicente Carvalho. Ele explicou para o público como um negócio pode ajudar pessoas, ao dar visibilidade às suas histórias para fazer o bem e ainda lucrar. Hoje, o Razões tem subprodutos como a vaquinha Voaa e o Instituto Razões.
Como dica para levar adiante o empreendedorismo, ele recomendou o olhar positivo para os desafios.
“Acredito que é mais fácil pensar que vai dar certo do que dar errado, arregaçar as mangas e fazer. É preciso filtrar os recortes ruins da realidade que vemos no dia a dia e acreditarmos no nosso próprio potencial”, observou.
Nesta quarta-feira (9), tem Flávia Alessandra na palestra principal, além de palestra com a atleta paralímpica Raíssa Machado, expositores, oficinas e outras atividades, que vão até as 22h. Na quinta-feira (10), será a vez de Hortência Marcari subir ao palco Sebrae.
A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site (https://empreendeweek.com.br/) e no aplicativo nas lojas do Google e Apple – maiores pontuadores por cumprir atividades no app levarão prêmio ao final do Empreende Week. A participação no evento é gratuita, mas também há a opção do Kit Premium, com direito a camiseta, boné e outros itens.
O Empreende Week é uma iniciativa do Ecossistema de Inovação de Campo Mourão e Sistema Regional de Inovação Centro Ocidental. A realização é do Sebrae/PR, Fundação Educere, Prefeitura de Campo Mourão, Sindimetal e UTFPR.
Fonte: Sebrae/PR