Esse foi o tema da palestra que o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson José de Vasconcelos, proferiu para empresários de Campo Mourão e região na tarde desta segunda-feira (7/1), em encontro que aconteceu no auditório da Fundação Educere. O evento foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), Fiep e o Sindimetal/Campo Mourão.
O encontro reuniu empresários do ramo industrial que possuem empreendimentos em vários ramos de atividades, além de gestores. Também participaram dirigentes de entidades empresariais, representantes de órgãos de apoio ao setor produtivo, lideranças da sociedade organizada, etc.
Edson José de Vasconcelos apresentou os principais indicadores da indústria do Paraná, destacando que o estado possui, atualmente, o quarto principal parque fabril do país. “O Paraná, que hoje ocupa a quarta posição nacional como estado mais industrializado, tem condições de ultrapassar Rio de Janeiro e Minas Gerais, ficando atrás apenas de São Paulo. Mas, para isso, é necessário criar estratégias para enfrentar gargalos e permitir avanços em toda essa área”, destacou.
O dirigente empresarial também detalhou as estratégias da atual diretoria da Fiep para impulsionar ainda mais o setor, trabalhando para a construção de uma política industrial que melhore o ambiente de negócios e atinja o propósito de transformar o estado no melhor lugar para a indústria no Brasil. Uma das ações implantadas com esse objetivo foram os Fóruns Regionais da Indústria.
O presidente da Fiep também visitou a Coamo e sua programação na cidade inclui ainda participação no Empreende Week, um dos maiores eventos de ciência, tecnologia, inovação, negócios e empreendedorismo do Paraná. O evento, aberto à população, acontece até a noite da próxima quinta-feira, nas dependências do Mourão Garden (jardim Silva – saída para Maringá). O evento é gratuito e a programação estende-se das 8 às 22 horas.