[the_ad_group id="3495"]

Integrado faz mutirão de atendimento oftalmológico gratuito

Objetivo é atender crianças entre 0 e 6 anos e auxiliar na saúde ocular; problemas de visão não detectados podem comprometer o aprendizado infantil

O Centro Universitário Integrado – em parceria com a Barboza Saab Clínica de Olhos, o Rotary Club Fomento e a Prefeitura Municipal de Campo Mourão – realiza o 4º Mutirão de Atendimento Oftalmológico gratuito para crianças entre 0 e 6 anos de idade.

O evento será no dia 26 de outubro (sábado), das 8h30 às 12h, na unidade Câmpus do Integrado, que fica na saída para Maringá. O atendimento será por ordem de chegada e não é preciso fazer inscrições. A iniciativa faz parte do projeto social Olhar Cidadão Dr. Fernando Dlugosz, que começou em 2021. Desde que esses mutirões começaram a ser realizados, mais de 350 crianças já foram beneficiadas.

“Faremos a triagem por meio da acuidade visual – que é a capacidade de enxergar com nitidez -e realizaremos o Teste do Olhinho; análise baseada na percepção do reflexo vermelho no olho. Os exames são simples, indolores e rápidos. Nosso objetivo é identificar os pequenos que tenham alterações oculares e orientar os responsáveis para fazer o tratamento correto”, explica a oftalmologista e professora do Centro Universitário Integrado, Barbara Evelin Gonçalves Barboza, idealizadora da ação.

Acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição do Integrado estarão envolvidos nesta iniciativa. “Além das informações clínicas e de saúde, haverá atividades recreativas, gincanas esportivas, oficina da pirâmide alimentar, avaliação de enfermagem e técnicas de relaxamento”, explica o coordenador dos cursos de saúde do Integrado, Roney Nogueira.

Problemas mais comuns

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que cerca de 25% das crianças em idade escolar têm algum tipo de problema de visão. Entre as alterações com mais incidência estão os erros de refração: miopia (dificuldade para enxergar o que está longe), hipermetropia (não conseguir ver o que está perto) e astigmatismo (problema para enxergar, independente da distância).

Além do desconforto que causam, essas doenças visuais – quando não detectadas e tratadas – podem afetar diretamente o aprendizado, o desenvolvimento social e cognitivo dos pequenos; pois é na primeira infância que acontecem as maiores descobertas sensoriais.

“Os olhos estão entre os órgãos que mais passam por transformações significativas. O desenvolvimento visual da criança ocorre desde o nascimento até os 7 anos. Por isso, o acompanhamento oftalmológico é tão importante”, enfatiza Barbara.

Demografia infantil

De acordo com o site Primeira Infância Primeiro – e com base nos dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE – existem 8.933 crianças entre 0 e 6 anos de idade em Campo Mourão; o que representa 8,98% dos 99.432 habitantes do município.

No Paraná, são 998.546 crianças na mesma faixa etária (8,73%) de um total de 11.444.380 habitantes no estado. Em todo Brasil, são 18.117.158 crianças entre 0 e 6 anos de idade (8,92%) de um total de 203.080.756 habitantes.

Como identificar se o meu filho tem problema na visão?

Acompanhar de perto o avanço dos filhos na escola é determinante para identificar qualquer tipo de dificuldade. O ideal, é que a cada ano, os pais levem os pequenos para realizar uma avaliação oftalmológica antes de iniciar o período letivo.

Os pequenos também podem demonstrar que está na hora de visitar um oftalmologista quando eles apresentam:

  • Dores de cabeça ou fadiga ocular,
  • Visão turva ou visão dupla,
  • Preguiça para ler e realizar trabalhos,
  • Dificuldade para obter foco em atividades visuais,
  • Necessidade de chegar bem próximo do livro para ler,
  • Giram ou inclinam a cabeça para usar apenas um olho, fecham ou cobrem um olho,
  • Piscam ou esfregam os olhos excessivamente,
  • Dificuldade para lembrar o que foi lido,
  • Desvios oculares,

“Quando os pais ou responsáveis perceberem alguns desses sinais, é fundamental buscar ajuda de um oftalmologista. Da mesma forma, quando a criança aperta as pálpebras para ver algo distante, coça os olhos com frequência, esbarra ou tropeça com facilidade são indicativos de que é preciso falar com um especialista”, complementa a oftalmologista e professora do Centro Universitário Integrado, Barbara Evelin Gonçalves Barboza.

Serviço

  • O que: 4º Mutirão de Atendimento Oftalmológico gratuito para crianças entre 0 e 6 anos de idade
  • Quando: Dia 26 de outubro (sábado), das 8h30 às 12h
  • Onde: Centro Universitário Integrado, na unidade Câmpus [Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II, Campo Mourão-PR]
  • Quanto: Gratuito. O atendimento será por ordem de chegada e não é preciso fazer inscrições

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância – incluindo Direito, Medicina e Odontologia – e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Fonte: da Assessoria/Mem Comunicação

Sair da versão mobile