[the_ad_group id="3495"]

Feira do Empreendedor do Sebrae/PR recebe mais de 23 mil visitantes

Durante quatro dias, evento oportunizou palestras, atendimentos, consultorias e muito mais – tudo de forma gratuita!

Com 23.800 visitantes, a Feira do Empreendedor, realizada em Curitiba, entre quinta-feira (26) e domingo (29), movimentou o cenário empreendedor de todo o Estado. Promovida pelo Sebrae/PR, a programação do evento contou com ações dedicadas para quem quer começar empreender ou já possui uma empresa – tudo de forma 100% gratuita. Palestras, atendimentos, consultorias, rodadas de negócio e crédito e muito networking fizeram parte da programação e geraram 70 mil interações.

No índice que mede a satisfação de clientes, o Net Promoter Score (NPS), o evento alcançou a média de 87,8 pontos.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, comemorou os resultados. Segundo ele, mais do que números positivos e participação intensa e dedicada do público, a Feira do Empreendedor representou a materialização da missão do Sebrae/PR.

“O propósito de fomentar o empreendedorismo no Paraná e estar ao lado das micro e pequenas empresas foi alcançado. Nos quatro dias vimos colaboradores trabalhando com dedicação e os visitantes interagindo, aproveitando cada segundo da programação. Presenciar as pessoas buscando conteúdo, trazendo inclusive suas famílias para viver a experiência empreendedora agrega valor a nossa missão”, pondera Tioqueta.

Consultorias e atendimento

Fabiola do Nascimento foi uma das participantes. Ela fez parte de uma missão técnica que veio de Rondônia apenas para participar da Feira. Segundo ela, a viagem de mais de dois mil km valeu a pena.

“A Feira foi uma experiência muito bacana e diferente. Queria ter mais oportunidades como essa. Participei de palestras e estive também no Canvas Express, onde recebi o atendimento para planejar algumas questões de organização e estrutura da minha empresa. Achei tudo moderno, rápido e queria ter vindo todos os dias. Foi incrível”, relata.

De Rondônia, Fabiola destacou a estrutura completa da Feira. Foto: Camila Agner.

A empreendedora Michelle de Almeida, de Curitiba, também aproveitou para receber o atendimento gratuito. Ela conta que veio até o evento pelas palestras, mas que se surpreendeu com o conjunto geral.
“Abri um cadastro como MEI e já havia ido ao Sebrae presencialmente, participando de alguns eventos. Aproveitei o convite para vir à Feira e gostei muito. Na consultoria, a conversa me ajudou bastante a visualizar quais caminhos eu posso seguir. Foi muito legal”, comenta.

Atendimentos foram ofertados durante os quatro dias de feira.

Palestras especiais

Durante os quatro dias de evento, foram realizadas 106 palestras e 17 workshops, com mais de 60 horas de conteúdo, que abordaram temas como gestão, marketing, oratória, finanças, oportunidades de negócio, segmentadas nos pilares: conhecimento; experiência, e negócios e serviços.

De Curitiba, Marcia Milczuk participou de várias delas, já que esteve em todos os dias de Feira. A mais impressionante, de acordo com ela, foi a do empreendedor Caito Maia.

“Eu vim no ano passado e achei fantástico e eu sabia que neste ano o Sebrae iria se superar. Aqui, conseguimos fazer networking, aprender e ter acesso a conteúdos muito ricos, como foi o caso da palestra com o Caito. Sou fã dele e me inspiro muito em toda a trajetória que ele construiu no empreendedorismo. Poder ter a oportunidade de ouvi-lo e de aprender não só com ele, mas com todos os palestrantes, é muito gratificante”, destaca.

Marcia estava ansiosa para as palestras magnas, em especial do Caito Maia.

Michelle Pucci, também de Curitiba, enfatizou, por sua vez, o acolhimento que sentiu durante o evento. Ela relatou que desde o momento em que entrou na Feira, percebeu a alegria da equipe ao receber os visitantes.

“Recentemente, abri uma empresa de oratória e comunicação para aproveitar minhas soft skills e vim parar na Feira do Empreendedor meio sem entender como seria. Já cheguei, participei de uma palestra, corri para a outra e me senti verdadeiramente acolhida aqui. É a primeira vez que venho, mas senti o carinho e o amor de todos os envolvidos e quero vir todos os anos”, enfatiza.

Mais de cem palestras foram realizadas durante o evento.

Negócios

Neste ano, além das empresas expositoras, a Feira também contou com um espaço diferenciado: a feirinha Compre do Pequeno. Fábio Heiler, do Estúdio Equatorial, que tem sede na capital paranaense, foi um dos artistas a expor e vender seus produtos. Ele conta que costuma participar de vários eventos e que, ao receber o convite para o processo seletivo do espaço, decidiu arriscar a oportunidade.

“Já participei de mais de cem feiras durante os três anos de Estúdio e esta foi bem diferente. Por ser gratuita, não esperava tamanho engajamento e me surpreendi. Consegui expor a marca, mostrar meu trabalho, vender meus produtos e isso ajuda a desenvolver a minha empresa de uma forma muito orgânica. Estou bem satisfeito e, se tiver novamente, estarei aqui de novo”, enseja.

Fábio garante que ficou impressionado com os resultado que a Feira deu a ele e sua marca Estúdio Equatorial.

Andressa Stuart, sócia-fundadora da startup Kefi, de Curitiba, também trouxe a empresa para a Feira, mas no espaço de expositores. Os quatro dias, conforme ela relata, foram produtivos para fazer contatos e também para expandir a rede de potenciais negócios.

“Viemos com a expectativa de mostrar a marca, mas conseguimos muito mais que isso. Conversamos com pessoas curiosas em conhecer nossos produtos, marcamos reuniões com potenciais revendedores e pontos de venda, e falamos com um outro público que nem pensávamos atingir, que é de pessoas interessadas em vender nosso produto no formato porta a porta, como venda direta”, celebra.

Andressa conta que os contatos feitos na Feira superaram as expectativas.

Sustentabilidade

Com olhar dedicado para a sustentabilidade, a Feira do Empreendedor também se comprometeu com diversas iniciativas, dentre elas a transformação dos resíduos em adubo, com apoio da Composta+. Gabriel dos Santos, representante da empresa, enalteceu a iniciativa, comemorando, também, a visibilidade que ganharam durante os quatro dias.

“Aqui nós tivemos a oportunidade de mostrar nosso produto na prática e foi muito legal entregar o composto orgânico para os visitantes. Muitos demonstraram curiosidade e fizemos até algumas parcerias”, compartilha.

Compostos orgânicos gerados por meio de resíduos produzidos durante a Feira foram entregues para os visitantes.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor foi realizada pelo Sebrae/PR e, nesta edição, contou com patrocínio do Pagbank, Sicoob, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR, Governo do Paraná e Fomento Paraná.

Fonte: Sebrae/PR

Sair da versão mobile