O mercado brasileiro tem excelentes opções de carros, mas nem todos vendem tão bem quanto Volkswagen Polo, Chevrolet Onix Plus ou Fiat Strada, que costumam despontar como líderes em seus respectivos segmentos.
A variedade de modelos, marcas e preços oferecida pelas montadoras no Brasil é tão grande que há excelentes carros que sequer flertam com o ranking de 10 mais vendidos do país.
Se você está procurando por um novo carro (que não precisa ser necessariamente um carro 0km), mas não está por dentro de opções fora do círculo dos mais emplacados, pode começar a esfregar as mãos, pois o Canaltech listou 5 carros que vendem pouco, mas são excelentes opções de compra.
5. Nissan Sentra
Vamos abrir nossa lista de 5 carros que são excelentes, mas não vendem tanto no Brasil quanto deveriam com o Nissan Sentra. O sedan médio japonês está prestes a mudar de geração, mas já poderia ser mais reconhecido no país como um rival digno do Toyota Corolla.
O Sentra talvez peque por manter em suas configurações o motor aspirado 2.0 e o câmbio tipo CVT. Embora ambos tenham sido recalibrados, o fato de os principais rivais terem opções turbo ou híbridas joga contra. O resultado está nos números: 42.298 unidades vendidas do Corolla contra 4.146 do Sentra em 2023.
4. Mitsubishi Eclipse Cross
O Mitsubishi Eclipse Cross é um entre os muitos SUVs à venda no Brasil que certamente poderia ter mais espaço no coração dos fãs. Equipado com o bom motor 1.5 turbo que entrega 165 cv de potência e 25,5 kgf/m de torque, sempre atrelado ao CVT que simula 8 marchas, esse carro japonês merecia mais.
O Eclipse Cross fechou 2023 na 12ª posição no ranking de SUVs médios, com 3.989 unidades emplacadas. O campeão do segmento foi o Jeep Compas, que vendeu quase 20 vezes mais: 59.118.
3. Honda City Hatch
Neste pódio de 5 carros que vendem pouco, mas são boas opções, está um modelo que até entrou no top 10 do segmento, mas com um número bem inferior aos demais integrantes do ranking, que vendeu menos da metade do 9º colocado.
Estamos falando do Honda City, 10º hatch mais vendido entre janeiro e dezembro de 2023, com 10.802 carros emplacados. O líder do segmento foi o Volkswagen Polo, com 111.247.
2. Ford Maverick
Pensou que não haveria uma caminhonete no ranking? Então se enganou. A picape que pode ser considerada injustiçada no Brasil é a Ford Maverick, que foi a primeira híbrida do segmento a ser vendida por aqui.
A Ford Maverick chegou ao Brasil em 2022, inicialmente apenas a combustão, mas acrescentou o propulsor híbrido em 2023. Mesmo assim, no somatório das versões, emplacou somente 1.654 unidades. Para efeitos de comparação, a Toro, mais vendida entre as intermediárias, somou 51.314 entre janeiro e dezembro.
1. Chevrolet Equinox
Vamos fechar a lista com mais um representante do segmento dos SUVs, um dos favoritos do consumidor nacional: o Chevrolet Equinox.
O modelo da Chevrolet, que em breve deve trazer sua nova geração ao país, abre a 2ª página do ranking de SUVs médios no Brasil, uma posição acima do já citado Eclipse Cross, com 4.068 emplacamentos. Lembrando que o Compass, da Jeep, vendeu quase 15 vezes mais, e totalizou 59.118 no ano.