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Patrocínio de empresas viabiliza o Natal Cultural de Campo Mourão

Iniciativa reforça o envolvimento das empresas com a comunidade

Sem o patrocínio das empresas por meio da Lei de Incentivo à Cultura seria impossível realizar as comemorações de Natal, marcadas por eventos artísticos de elevado nível profissional, que acontecem em Campo Mourão desde 2017. A adesão das empresas patrocinadoras foi essencial para transformar o Natal mourãoense em uma referência no Paraná, atraindo um público maior a cada edição, inclusive com visitantes de outras regiões.

Algumas empresas, como a Coamo (maior cooperativa agroindustrial da América Latina) e o Paraná Supermercados, patrocinam o projeto Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal desde a sua primeira edição. E, neste ano, já estão confirmados os patrocínios da Coamo, Unimed, Grupo Integrado, Fertipar,Pedreira Itaipu e dos Supermercados Paraná.

O patrocínio reforça o envolvimento dessas empresas com a comunidade de Campo Mourão e região, além de evidenciar a atenção que efetivamente dedicam à cultura e a preservação das tradições cultuadas pela população. Ao participarem e viabilizarem o Natal Cultural de Campo Mourão, essas empresas demonstram – de forma prática – sua responsabilidade social.

Em razão do elevado custo, o projeto não tem como ser executado com recursos públicos do Município. As atividades envolvem a contratação de estruturas diversas: palcos, som, iluminação, locação de arquibancadas, cadeiras, entre tantas outras. Também movimentam centenas de trabalhadores para a realização das diversas atrações no centro e em bairros da cidade. Além disso, o projeto exige a contratação de atrações para a Mostra Cultural, a preparação de carros alegóricos do Cortejo Natalino (que mobiliza cerca de 600 figurantes, distribuídos em 60 alas, com 20 carros alegóricos), a ambientação de espaços e a produção e apresentação de espetáculos pela trupe profissional da Associação Sou Arte.

O projeto

As empresas participantes destinam ao projeto Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal parte dos tributos (como o Imposto de Renda) que recolheriam ao Governo Federal. A Lei de Incentivo à Cultura permite que as empresas destinem até quatro por cento destes tributos para o patrocínio de projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.

Os recursos usados – cedidos pelas empresas – seriam destinados ao Governo Federal e, dificilmente, retornariam a Campo Mourão. Aportados no projeto de Campo Mourão, esses recursos transformaram o Natal no Município, proporcionando eventos culturais de alto nível a população de forma gratuita, além de divulgar a cidade, fomentar a economia (ajudando nas vendas de fim de ano), gerar empregos e promover o resgate de tradições natalinas.

Rafael Ferreira, gerente de Marketing do Paraná Supermercados, empresa que participa desde a primeira edição do projeto mourãoense, acentua: “A cada Natal, temos o orgulho de apoiar o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar uma experiência única que une pessoas e cria memórias inesquecíveis. O evento não só enaltece as tradições locais, mas também fortalece os laços comunitários, celebrando a cultura, a solidariedade e o espírito de união que tornam essa época tão especial”, destaca.

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