[the_ad_group id="3495"]

Paraná terá programa de descontos para bons condutores e lança campanha de trânsito

Com a presença do vice-governador Darci Piana, Estado anuncia adesão ao programa Bom Condutor, do governo federal. Novidade foi divulgada na abertura das atividades da Semana Nacional do Trânsito. No Paraná, a campanha tem como foco o motociclista, seus direitos e deveres.

O Governo do Paraná abriu nesta quarta-feira (18) as atividades da Semana Nacional do Trânsito com um pontapé inicial para a adesão ao programa que concede descontos para condutores e proprietários de veículos automotores que não tenham incorrido em infração de trânsito há pelo menos doze meses. O programa é o Bom Condutor, do governo federal.

A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Na solenidade de abertura, com a participação do vice-governador Darci Piana, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) firmou parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) para que os motoristas paranaenses sem infrações recebam descontos em estabelecimentos de varejo. Os detalhes serão definidos entre Detran-PR e ACP, mas a expectativa é de que as facilidades estejam disponíveis até o fim do ano.

Para ter acesso aos descontos, o motorista deve estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), disponível na Carteira Digital de Habilitação. “É uma parceria importante que visa reduzir o número de acidentes e estimular as boas práticas no trânsito”, afirmou Piana.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, em todo o Brasil, pouco mais de 500 empresas aderiram ao programa para oferecer descontos. “No Paraná, a parceria com a Associação Comercial, tem o potencial de participação de 11 mil empresas. A segurança no trânsito depende de todos nós e queremos incentivar isso também benefícios”, reforçou.

Na opinião da diretora de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito, Maria Alice Nascimento, a adesão do Paraná ao Bom Condutor vai motivar os motoristas a adotarem práticas seguras nas vias de trânsito, reduzindo acidentes. “Muitas vezes a gente foca apenas na questão punitiva, mas esse programa reconhece os bons motoristas que são cidadãos exemplares”, disse.

Outra parceria firmada durante a abertura prevê ações conjuntas entre Detran-PR e o Serviço Social do Comércio (Sesc Paraná) nas áreas de educação, assistência social, saúde, esporte e lazer. Além disso, o Detran-PR também oficializou adesão à plataforma gov.br, que permitirá um acesso mais ágil e eficiente aos serviços públicos digitais dos mais de 150 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

O secretário da Saúde, César Neves, destacou que “a principal causa de internação hoje, na capital do Estado, de internações em prontos socorros, são acidentes de trânsito”. De acordo com o secretário, este é um assunto sensível para a pasta, que já realizou uma série de blitz e ações “principalmente para inibir aqueles motoristas que dirigem embriagados, pondo em risco a sua própria vida e dos demais”, afirma.

MOTOCICLISTAS – Durante a abertura da Semana, o Governo do Paraná também lançou a campanha “Todo mundo precisa ser motoconsciente no rolê”, voltada aos direitos e deveres dos motociclistas e de todos os outros atores do trânsito.

A campanha apresenta o termo “Motoconsciente” para fazer alusão às diversas formas que são chamados os motociclistas, como motofretistas, mototaxistas, entre outros. A campanha vai promover atividades em todo o Estado durante a semana. Elas incluirão “Rolês moto-parça”, uma espécie de ação de abordagem de motoristas, motociclistas e pedestres para levar a educação de trânsito. Também haverá corrida de rua e evento de ciclismo.

Além disso, as campanhas educativas abordarão boas práticas e a importância do papel de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro. O foco é promover a segurança viária e a educação sobre práticas seguras no trânsito.

POLÍCIA CIVIL NA CAMPANHA – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também participará da Semana Nacional do Trânsito com ações educativas, de instrução e repressão para orientar motoristas e pedestres sobre como reduzir o número de sinistros de trânsito. O objetivo é conscientizar a população e estimular comportamentos respeitosos no trânsito.

“Com essa abordagem, buscamos reduzir o número de sinistros, especialmente aqueles que resultam em mortes e lesões graves”, afirma o delegado Edgar Santana.

Confira o vídeo da campanha “Todo mundo precisa ser motoconsciente no rolê”:

AEN

Sair da versão mobile