Marcos Geleia Patriota tinha ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
O candidato a vereador de Céu Azul, na região Oeste do Paraná, Marcos Geleia Patriota (Novo) foi preso neste sábado (14), em Cascavel, por agentes da Polícia Federal.
Patriota é investigado por associação criminosa para os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Desde novembro do ano passado, ele tinha ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa do candidato foi procurada pela reportagem da Agência Brasil, mas não se manifestou até a publicação do texto.
Outros dois candidatos envolvidos com os atos golpistas têm mandados de prisão em aberto, de acordo com reportagem do g1: Pastor Dirlei Paiz (PL) tenta se eleger para a Câmara Municipal de Blumenau (SC). Já Locutor Henrique Pimenta (PRTB), para o Legislativo de Olímpia (SP).
ANISTIA – Um projeto de lei (PL) que concede anistia aos condenados nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 tramita na Câmara dos Deputados. Ele não entrou na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da última quarta-feira (11), conforme havia prometido a presidente da CCJ, a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC).
A análise do projeto foi cancelada porque começou sessão do plenário da Câmara. O regimento da Casa proíbe que as comissões deliberem enquanto há sessão no plenário.
Via: aRede (com informações da Agência Brasil e do g1)