Evento teve a participação de empresários e lideranças de Campo Mourão e região
Com a presença de 55 empresários e lideranças de todo Noroeste do estado – inclusive de Campo Mourão e região -, foi realizada nesta semana mais uma das oficinas temáticas promovidas pela Fiep para levantar as demandas do setor industrial em diferentes áreas. No encontro desta semana, em Maringá, foram debatidos temas relacionados à infraestrutura necessária para o segmento, especialmente no que diz respeito à logística e conectividade.
O superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, apresentou as atualizações sobre os leilões das concessões dos pedágios do Paraná, detalhando o edital lançado no último dia 6 do leilão do Lote 3, além das previsões dos Lotes 4 e 5. Além disso, o chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Campo Mourão, Elcio Guerino Filho, apresentou as obras que estão em execução e sendo acompanhadas pelo órgão.
Já o presidente da Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A, Fernando José Rezende, apresentou a infraestrutura do aeroporto regional instalado no município, sua capacidade e projetos de obras de modernização. Por sua vez, o consultor Luiz Henrique Dividino expôs os resultados de um estudo realizado pela Fiep sobre a situação da infraestrutura ferroviária e portuária, além de estimativas do crescimento da movimentação de cargas pelo setor produtivo, que demandam melhorias nesses modais.
Na temática Conectividade, Rafael Amaral, coordenador de Conselhos Regionais da Fiep, apresentou o Mapa de Conectividade do Paraná para Banda Larga, 4G e 5G. Também falou sobre a Lei de 5G nos municípios paranaenses, além das ações de segurança e sobre a pesquisa de conectividade das indústrias paranaenses.
Presenças
Entre outras lideranças, estiveram presentes na oficina o diretor da Fiep e coordenador do Conselho Regional da entidade no Noroeste, Paulo Meneguetti; os vice-presidentes da Federação Miguel Rubens Tranin e José Alberto Pereira Ribeiro (que coordena o Conselho Temático de Infraestrutura); o diretor da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Responsabilidade Social, Fernando Yukio Mizote; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal), Jackson Bisi (que é vice-coordenador do Conselho Temático de Inovação da Fiep); e o presidente eleito do Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá (Singramar), Wagner Cavalca.
A organização das oficinas temáticas está sendo conduzida pelos Conselhos Regionais da Fiep, instalados junto com a criação dos Fóruns para ampliar a representatividade da indústria em todo o estado. Os subsídios técnicos serão apresentados pelo Conselho Temático de Infraestrutura da Federação, enquanto a Gerência de Desenvolvimento Industrial e Social da entidade aplicará a metodologia para priorização das demandas levantadas pelos participantes.