O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná recebeu várias denúncias de informações duvidosas pela agência de checagem Gralha Confere desde o início do período eleitoral. A instituição afirma que não há atualização cadastral para mesários e pagamento de multas pelo não comparecimento no período eleitoral.
A Justiça Eleitoral recebeu a informação em seu canal de comunicação sobre um golpe que envolve a convocação de mesários para as Eleições 2024. A mensagem encaminhada por WhatsApp tem como remetente um falso “Tribunal da Zona Eleitoral municipal” e solicita que o suposto mesário atualize seus dados por meio de um link encaminhado.
O TRE esclareceu que não é necessário nenhum tipo de atualização, já que a Justiça possui todos os dados necessários para quem vai exercer esta função. Clicar em links suspeitos pode acabar permitindo que criminosos acessem o seu dispositivo. Por isso, a recomendação é entrar em contato com o TRE ou TSE caso receba esse tipo de comunicação.
Outra ocorrência registrada envolve o pagamento de multas pelo não comparecimento em eleições. O período para a realização da regularização acabou antes do início das disputas eleitorais em agosto. Ou seja, quem está com irregularidades no título só poderá pagar a multa e quitar seus débitos com a Justiça Eleitoral a partir de novembro, após o pleito deste ano.
Apesar disso, sites falsos foram criados para tentar enganar os cidadãos. Uma eleitora chegou a pagar R$49,90 para um PIX com CNPJ que não estava em nome da Justiça Eleitoral. Ela denunciou pelos canais de informação do TRE-PR após descobrir que o pagamento estava errado.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, frisa que o pacto pela Cultura da Paz nas eleições traz justamente esse olhar de combate a desinformação.
Para verificar informações duvidosas sobre o processo eleitoral e a segurança do voto que circulam em aplicativos de mensagens e redes sociais, o eleitor pode entrar em contato com a agência de checagem do TRE-PR, Gralha Confere, pelo fone 41 98700-5100.