As entidades representativas do setor industrial de Campo Mourão estão convidando os empresários locais e da região que atuam nesse segmento para participar da Oficina de Infraestrutura que será realizada neste dia 11 (quarta-feira), das 8h30min às 12h30min, em Maringá. O evento faz parte dos Fóruns Regionais da Indústria, promovidos pelo Sistema Fiep.
No encontro serão discutidos “gargalos” que as indústrias paranaenses enfrentam no que diz respeito a porto, estradas, ferrovias e outras questões diretamente relacionadas especificamente à infraestrutura. “É importante que as indústrias de Campo Mourão e de nossa região estejam representadas no evento para discutir esses problemas que afetam diretamente o desempenho do setor. Os resultados obtidos nessa e em outras oficinas promovidas pelo Sistema Fiep contribuirão para a elaboração do Estudo de Política Industrial do Paraná”, explica o presidente do Sindimetal/Campo Mourão, Jackson Bisi.
Campo Mourão e região fazem parte do Conselho Regional Noroeste da Indústria, criado neste ano e que abrange 110 municípios. A Fiep, além de criar esses conselhos em todas as macrorregiões do estado, também instituiu os Fóruns Regionais da Indústria. Dos dez integrantes do Conselho Regional Noroeste da Indústria, dois são de Campo Mourão: Jackson Bisi e Fernando Mizote.
Bisi explica que a Fiep estabeleceu como meta a preparação de um Estudo de Política Industrial até março de 2025, sempre com o objetivo de “Transformar o Paraná no Melhor Lugar para a Indústria do Brasil.” Para isso, foram selecionados temas essenciais para o setor que agora estão sendo discutidos. Energia foi o tema discutido no mês passado. Já no próximo mês a discussão será em torno da Empregabilidade, Produtividade e Inovação.
Um dado interessante é que Maringá, com 425.983 habitantes, tem pouco mais de 30% dos trabalhadores na indústria desta regional. Já Campo Mourão, com 103.340 habitantes, possui cerca de 10%. Esse dado mostra um desempenho proporcionalmente expressivo para Campo Mourão, destacando sua significativa atividade industrial.
“Nesses fóruns regionais, empreendedores industriais de Campo Mourão e da região têm a oportunidade de se posicionar e apontar os desafios que enfrentam em seus negócios. Ali eles poderão indicar os desafios, levantar as oportunidades e propor ações que serão analisadas na elaboração do Estudo de Política Industrial do Paraná”, finaliza Jackson Bisi.
Preparação
Todos os integrantes dos conselhos instituídos pela Fiep e a maioria dos presidentes de sindicatos patronais do setor estão participando de um curso de especialização em política industrial promovido pela Fiep. Com a capacitação, atuarão ao final da realização dos fóruns regionais na preparação do documento que norteará ações voltadas à indústria paranaense.