[the_ad_group id="3495"]

FIEP e Sindimetal/Campo Mourão no lançamento de nova fase do B+P em São Paulo

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Vasconcelos, juntamente com o presidente do Sindimetal/Campo Mourão, Jackson Bisi (atual vice-coordenador do Conselho Temático de Tecnologia e Inovação da Fiep), participaram nesta segunda-feira (23/9) em São Paulo, do lançamento da terceira fase do programa Brasil Mais Produtivo (B+P). O evento contou com a presença do presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, que acumula o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A nova etapa do programa tem foco em ações de transformação digital. Em seu pronunciamento, Alckmin acentuou que o B+P tem o objetivo de aumentar a competitividade das indústrias brasileiras. “A meta é digitalizar, é ganhar produtividade, reduzir custos, qualificar e fazer as empresas crescerem”, afirmou. Ele também ressaltou o foco nas micro, pequenas e médias empresas, que formam a maioria das empresas brasileiras e são as que mais precisam de apoio para crescer.

A terceira etapa do programa prevê a criação de “fábricas inteligentes” por meio de investimentos de R$ 160 milhões em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, focadas na resolução de problemas relacionados à produtividade. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Finep e BNDES, visa apoiar 360 projetos que poderão beneficiar até 8,4 mil MPMEs. As empresas selecionadas receberão apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias como sensores digitais, computação em nuvem, Big Data, IoT, impressão 3D e inteligência artificial.

Além dos projetos de inovação, o programa também oferecerá consultorias em transformação digital para médias empresas industriais, com 70% do custo subsidiado pela ABDI. As empresas participantes terão acesso a uma ferramenta de avaliação de maturidade digital e poderão contar com linhas de financiamento do BNDES e Finep para implementar as tecnologias.

A iniciativa visa reduzir as desigualdades tecnológicas entre as empresas, promovendo uma economia mais equilibrada e inclusiva. A transformação digital das indústrias é fundamental para o aumento da competitividade do setor e a geração de novos postos de trabalho, em especial especializados e intensivos em conhecimento.

O Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa conjunta do MDIC, BNDES, Finep, Embrapii, ABDI, Sebrae e Senai.

Lançamento

A cerimônia de lançamento da nova etapa do programa federal aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também participaram do evento o presidente da Fiesp, Josué Gomes; o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos; o presidente da Embrapii, Álvaro Prata; o presidente da ABDI, Ricardo Capelli; o diretor financeiro e de Mercado de Capitais do BNDES, Alexandre Abreu; e o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos. O evento contou ainda com a presença de empresários e lideranças do setor industrial.

Sair da versão mobile