[the_ad_group id="3495"]

Criança salva bebê de engasgamento e atitude impressiona: ‘Tive autoconfiança’, diz [vídeo]

O pequeno Theo, de 7 anos, aprendeu a manobra de Heimlich durante curso de bombeiro mirim realizado em escola de Palhoça, na Grande Florianópolis

A atitude e a responsabilidade de uma criança de 7 anos chamou a atenção na internet. Em um relato compartilhado pelo Corpo de Bombeiros de Palhoça, o pequeno Theo conta como foi o momento em que ajudou a salvar um bebê, de seis meses, de um engasgamento com leite materno. A publicação já tem mais de 50 mil visualizações.

Aluno da pré-escola na rede pública de Santa Catarina, o menino aprendeu a realizar a manobra de Heimlich durante as aulas do programa Bombeiro Mirim, promovido pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina).

Menino narra momento que salvou bebê de engasgamento

No vídeo publicado nas redes sociais, ele conta como auxiliou a mãe do bebê quando perceberam o engasgamento. “Ele foi tomar o leite muito rápido e se engasgou. Aí eu pensei, o que vou fazer? Salvo ou não salvo? Eu tive a autoconfiança, em mim mesmo, e eu salvei ele”, relembra Theo.

“O Theo foi extremamente seguro ao administrar a manobra no meu filho. Gael é muito afobado para mamar e às vezes ele realmente engasga com o leite”, comentou a mãe do bebê, na página da publicação. “Eu segui as orientações dele para virar o Gael, pois ele iria realizar a manobra de primeiros socorros”, completa.

“A mãe me ajudou a colocar o bebê de cabeça para baixo, eu dei cinco tapas nas costas dele, virei ele e vi se estava bem”, conta Theo aos colegas da escola

Veja o relato de Theo:

Como agir em caso de engasgamento

O primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores e virar o bebê de bruços, em cima do braço de quem irá fazer o desengasgamento. Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta.

Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado. Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo e, em seguida, dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.

ND+

Sair da versão mobile