Nesta quinta-feira, 26 de setembro, a Praça do Fórum em Campo Mourão foi palco de um importante evento promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUDE), visando sensibilizar a população sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência e promover a inclusão. A ação celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que ocorreu no dia 21 de setembro.
O evento contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, da primeira dama Hosana Tezelli, e dos secretários municipais Tânia Caetano, Márcia Calderan e Jair Grasso. Além deles, participaram representantes do COMUDE, da APAE, servidores municipais, estudantes da APAE e de classes especiais da rede municipal de ensino, e membros da comunidade.
A programação incluiu apresentações dos alunos da Escola Bilíngue para Surdos Espaço Aberto, dos estudantes das classes especiais das escolas municipais Florestan Fernandes, Manoel Bandeira e Urupês, do coral da Apae, além de contação de história e interação com os artistas do Espaço Sou Arte.
A presidente do COMUDE, Tatiane Gomes, ressaltou a importância das ações do conselho na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, destacando que setembro é um mês dedicado à inclusão. “O conselho tem realizado diversas ações voltadas para a conscientização e a promoção de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou Tatiane.
O prefeito Tauillo Tezelli enfatizou a parceria do município com as entidades, além dos esforços para garantir que as secretarias tenham as condições necessárias para oferecer um trabalho eficaz na inclusão das pessoas com deficiência. “Há uma união do município com as entidades e um trabalho contínuo para garantir que as secretarias tenham condições de oferecer o melhor atendimento à população que depende dos serviços públicos”, declarou.
A secretária Tânia Caetano, por sua vez, destacou os avanços na educação inclusiva na rede municipal, que atualmente conta com 13 classes especiais, 31 salas de recursos multifuncionais, onde são atendidas crianças com diversas necessidades, incluindo baixa visão, cegueira e altas habilidades, além de uma escola bilíngue para surdos.