[the_ad_group id="3495"]

Aliados da conta de luz: 6 eletrônicos que podem te fazer economizar

Sistemas de ar-condicionado inverter, produtos com LED, painéis solares, chuveiro a gás e Alexa estão entre os eletrônicos que ajudam a economizar; veja a lista completa

Preocupações sobre o consumo de energia elétrica aumentaram à medida que a quantidade de eletrônicos se multiplicaram nas residências. Contudo, existem alguns dispositivos que podem ser considerados aliados nessa batalha para diminuir o valor na conta de luz. Sistemas de ar-condicionado inverter, produtos com LED, painéis solares, chuveiro a gás, Alexa e outros dispositivos inteligentes estão entre eles.

Apesar do alto custo inicial, painéis solares são uma alternativa de geração energética para abastecer parte ou a totalidade dos dispositivos de uma residência. Sistemas de ar-condicionado inverter, produtos com LED e chuveiros a gás, por sua vez, substituem aparelhos que apresentam um gasto maior. Por fim, a Alexa e produtos smart podem otimizar o consumo através da inteligência artificial (IA). Confira, a seguir, 6 eletrônicos que podem te ajudar a diminuir a sua conta de luz.

Hábitos para economizar na conta de luz

Para gastar menos com energia elétrica, é importante conhecer aspectos básicos de como funciona a cobrança na sua conta de luz. Nesse sentido, o valor que a operadora da sua cidade cobra pelo kWh, qual a bandeira de consumo está em vigor e quando são feitas as leituras, podem ser informações que ajudam o consumidor na hora de entender o consumo e traçar estratégias para diminuí-lo.

Uma das maneiras mais eficazes de diminuir o consumo de energia é fazer um uso consciente dos aparelhos elétricos. Optar por equipamentos mais eficientes, como aqueles com selo Procel A, ajuda a gastar menos. Além disso, é fundamental desenvolver o hábito de desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, pois muitos deles continuam consumindo no modo stand-by.

Outra prática importante é aproveitar ao máximo a luz natural, evitando o uso desnecessário de lâmpadas durante o dia. Ao usar cortinas claras e manter as janelas abertas, é possível iluminar bem os ambientes.

Por outro lado, quando a iluminação artificial é necessária, vale a pena investir em lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duram mais que as incandescentes ou fluorescentes. O uso de sensores de presença em áreas de passagem, como corredores e garagens, também pode evitar que as luzes fiquem acesas desnecessariamente.

Veja, a seguir, quais são os dispositivos listados que podem te fazer economizar na conta de luz:

  1. Alexa e Dispositivos inteligentes
  2. Ar-condicionado inverter
  3. Produtos com LED
  4. Painéis solares
  5. Chuveiro a gás
  6. Produtos com selo de economia

1. Alexa e Dispositivos inteligentes

As rotinas criadas na Alexa para dispositivos inteligentes podem ser uma ferramenta poderosa para economizar na conta de luz. A assistente virtual pode automatizar e otimizar o uso de aparelhos elétricos em casa, com objetivo de controlar automaticamente luzes, ventiladores e outros equipamentos de acordo com diversos fatores personalizáveis — como horário, movimento e comandos de voz específicos.

Por exemplo, é possível configurar uma rotina para apagar todas as luzes da casa quando não houver ninguém no ambiente ou desligar aparelhos que costumam ficar em stand-by. Além disso, o usuário pode criar uma frase específica para diminuir a iluminação ou a potência dos objetos. Também é possível integrar sensores de luminosidade que ativam a iluminação artificial apenas quando a luz natural não é suficiente.

Alexa pode ser útil para evitar o desperdício de luz — Foto: Reprodução/Amazon

2. Ar-condicionado inverter

O ar-condicionado inverter é mais econômico para o consumidor, principalmente devido à sua tecnologia de controle de velocidade do compressor. Diferente dos modelos convencionais, que operam em ciclos de liga e desliga para manter a temperatura desejada, os aparelhos inverter fazem esse ajuste de forma contínua, o que reduz o consumo.

Quando a temperatura ideal é alcançada em um ar-condicionado inverter, o compressor continua funcionando, mas em uma velocidade reduzida. Esse funcionamento contínuo e adaptativo reduz o desgaste do compressor e evita os picos de consumo energético, resultando em uma economia significativa na conta de luz e maior durabilidade do aparelho.

Uma boa opção de ar-condicionado equipado com a tecnologia é o Samsung Digital Inverter Ultra. De acordo com a fabricante, o equipamento pode gerar uma economia de até 73% se comparado a aparelhos convencionais. Outra vantagem é o recurso Fast Cooling, que promete resfriar ambientes 43% mais rápido.

3. Produtos com LED

Produtos com tecnologia LED, como lâmpadas e outros dispositivos de iluminação, podem reduzir significativamente a conta de luz. Diferente das incandescentes, que convertem grande parte da energia em calor, as lâmpadas de LED conseguem transformar a maior parte da energia em luz. Em outras palavras, esses dispositivos chamam atenção pela sua eficiência, já que usam menos watts para fornecer a mesma quantidade de iluminação, resultando em um consumo 87% menor.

Além disso, as luzes LED têm uma vida útil muito mais longa em comparação com as tradicionais. Enquanto uma lâmpada incandescente pode durar cerca de 1.000 horas e uma fluorescente cerca de 10.000 horas, as de LED podem durar até 25.000 horas ou mais. Essa durabilidade reduz a necessidade de substituições frequentes e o custo associado a elas, além de diminuir o desperdício de recursos.

Luzes LED tendem a ser mais econômicas do que as tradicionais — Foto: Isadora Díaz/TechTudo

4. Painéis solares

Os painéis solares também podem ser grandes aliados, já que ao converter a luz solar em eletricidade, reduzem a dependência da energia fornecida pela rede elétrica. A instalação do equipamento oferece ao consumidor uma energia gratuita, renovável e de baixa emissão de carbono.

Dependendo da configuração e da quantidade de placas solares instaladas, é possível alcançar uma redução de até 95% na conta de luz. Ainda que o investimento inicial seja considerado maior, a vida útil do equipamento pode chegar a 20 anos.

Painel de energia solar não é algo barato, mas pode ajudar a economizar na conta de luz — Foto: Getty Images

5. Chuveiro a gás

O chuveiro a gás pode ser mais econômico a longo prazo, apesar de seu custo inicial mais alto, devido à sua eficiência no uso de energia. O maior potencial calorífico do equipamento, e o fato do GLP — o famoso gás de cozinha — ser uma matéria energética mais barata, tornam o uso de chuveiro a gás uma opção mais sustentável economicamente quando comparada ao chuveiro elétrico. Inclusive, vale dizer que o gás citado é pouco sujeito a picos de consumo, como as bandeiras elétricas amarelas e vermelha.

Além disso, chuveiros elétricos são afetados pela falta de fornecimento de energia elétrica, situação que dificilmente ocorre com chuveiros a gás, pois o serviço é mais constante. Embora o investimento inicial na compra e instalação de um chuveiro a gás possa ser mais elevado, ele tende a ser compensado pela economia gerada na operação.

Chuveiro a gás é um dos aliados para baixar o consumo de energia elétrica — Foto: Reprodução/Besteltricsshower

6. Produtos com selo de economia

Produtos com o selo de economia Procel e etiquetas de consumo nível A são projetados para oferecer maior eficiência energética, o que pode resultar em economias significativas na conta de energia e benefícios para o meio ambiente. Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o selo do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (PROCEL) visa identificar e promover a eficiência em diversos aparelhos e equipamentos. Produtos que ostentam esse certificado passaram por testes rigorosos para garantir que atendem a altos padrões de economia de energia.

A etiqueta de consumo nível A, que faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), indica que o produto está entre os mais eficientes em termos de consumo de energia dentro da sua categoria. Produtos com essa etiqueta consomem menos para realizar a mesma função que os modelos com classificações inferiores, ajudando a reduzir o impacto ambiental e os custos com eletricidade.

Investir em produtos com o selo Procel e etiquetas de consumo nível A é uma forma eficaz de reduzir as despesas com energia e contribuir para a sustentabilidade. Mesmo que esses produtos possam ter um custo inicial um pouco mais alto, a economia a longo prazo na conta de luz e a menor emissão de poluentes tornam esse investimento vantajoso.

Etiqueta de Consumo energético e Selo Procel — Foto: Luana Carmelina/Techtudo

Via: TechTudo (com informações de Energy Saving TrustQLD e EarthWatch)

Sair da versão mobile