Um tempero muito popular, presente na cozinha de todos os brasileiros e que os cientistas descobriram ser um potencial aliado na prevenção contra o câncer. Esse é o alho, que de acordo com cientistas chineses, pode prevenir contra o câncer gástrico e colorretal.
Os pesquisadores que conduziram o estudo examinaram 648 artigos científicos que abordavam o impacto do alho em casos individuais de câncer gástrico e colorretal. Desses, eles selecionaram 20 estudos realizados em diferentes partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, EUA e Austrália. Os resultados dessa análise mostraram que o consumo de alho estava associado a uma redução significativa no risco de câncer gástrico e colorretal.
Mas o que explica esse efeito protetor? De acordo com o estudo, o alho exerce sua ação por meio de quatro principais sulfetos orgânicos: dissulfeto de dialil, trissulfeto de dialil, S-alilmercaptocisteína e alicina. Esses compostos desempenham um papel nos processos biológicos relacionados aos tumores, atuando através de diversos mecanismos. Eles induzem a apoptose, interrompem o ciclo celular e inibem a migração das células tumorais.
Outro estudo
Pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) também chegaram à conclusão que o alho, assim com a cebola, podem colaborar na prevenção do câncer. De acordo com eles, “o alho e a cebola possuem em sua composição química, compostos sulfurados capazes de inibir as células cancerígenas se desenvolverem no organismo” – saiba mais aqui.
Veja outros benefícios do alho
- Propriedades Antioxidantes: O alho contém compostos antioxidantes, como alicina, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.
- Saúde Cardiovascular: O alho pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (o “colesterol ruim”) e a pressão arterial, contribuindo assim para a saúde do coração e a redução do risco de doenças cardiovasculares.
- Sistema Imunológico: é conhecido por fortalecer o sistema imunológico devido às suas propriedades antimicrobianas e antivirais. Ele pode ajudar a prevenir infecções e resfriados.
- Saúde do Sistema Circulatório: Alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o que pode ser benéfico para pessoas com problemas circulatórios.
- Propriedades Anti-inflamatórias: contém compostos que possuem propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser útil no combate a inflamações crônicas no corpo.
- Saúde Digestiva: pode estimular a produção de enzimas digestivas e promover um sistema digestivo saudável.
- Saúde Óssea: Alguns estudos indicam que o alho pode ter um papel na manutenção da densidade óssea e na prevenção da osteoporose.
- Controle da Glicemia: O alho pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes.
- Propriedades Antifúngicas: O alho tem propriedades antifúngicas naturais, o que pode ajudar a combater infecções fúngicas.
Fonte: Fernando Beteti