Golpes na Internet são cada vez mais constantes de forma que um verificador de link pode ajudar a evitar que as informações pessoais e sigilosas sejam expostas; saiba usar
Crimes cibernéticos podem ser aplicados utilizando links suspeitos na Internet. Para evitar cair em golpes como o phishing — ataque que captura informações sigilosas como senhas e dados bancários — é importante verificar a veracidade das URLs compartilhadas nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram. Para isso, ferramentas como o Detector de Site Confiável, do Reclame Aqui, e o Norton Safe Web, analisam a segurança dos endereços eletrônicos. A seguir, confira sete plataformas que verificam a segurança dos links e como elas atuam no combate ao cibercrime. Todos os sites listados são gratuitos, simples de usar e traduzidos para o português.
Como funciona um verificador de links?
Os verificadores de links devem atestar que um endereço eletrônico é seguro e alertar sobre um site suspeito. Se os links direcionarem para alguma página comprometida, é provável que o usuário sofra o golpe do phishing, que compromete a proteção de dados pessoais, além da exposição a malwares, ransowares e outros ataques cibernéticos. Usuários devem ficar atentos a dois tipos de URLs:
- URL de comprimento padrão: começa com “www“, seguido pelo nome do site e termina com um tipo de domínio. Os principais são: “.com” (usado na maioria dos sites), “.gov” (aplicado em endereços do Governo Federal) e “.org” (para instituições sem fins lucrativos). Exemplo: www.techtudo.com.br;
- URL encurtada: geralmente, essa versão é usada nas redes sociais para não ultrapassar o número de caracteres, como no X (antigo Twitter). Exemplo: bit.ly/3yyi6n2 (link da página inicial do TechTudo).
1. Reclame Aqui
O Reclame Aqui é reconhecido nacionalmente por ser uma plataforma na qual os clientes compartilham suas insatisfações sobre diversos serviços. Em muitos casos há retorno das empresas, o que é positivo para a imagem empresarial. Porém, alguns usuários ainda não sabem que o RA também oferece o Detector de Site Confiável, uma página para verificar a segurança de links. Para utilizar, basta acessar o endereço (www.reclameaqui.com.br/detector-site-confiavel), inserir o link na barra de pesquisa e clicar em “Analisar Site”.
O TechTudo fez um teste utilizado o site oficial da Amazon. Na imagem acima, o detector mostra informações como a primeira data em que o link foi analisado, quantas solicitações já foram feitas, além de verificar que a empresa está cadastrada no Reclame Aqui e tem o “selo de confiança” da plataforma.
2. Norton Safe Web
A Norton é uma gigante da cibersegurança que também atua no Brasil. A empresa disponibiliza gratuitamente a Norton Safe Web (safeweb.norton.com), uma plataforma que verifica links de maneira simples. Para utilizar, basta colar a URL no campo de pesquisa e clicar no ícone da lupa. Testamos o mesmo link do site oficial da Amazon, e foi exibida a classificação “Seguro”. Na página também é possível ver a classificação e análises da comunidade, para deixar sua avaliação, bastar criar uma conta no site.
O verificador de links ainda oferece mais duas ferramentas gratuitas: as extensões Norton Safe Search e Norton Home Page, que prometem aprimorar a barra de pesquisa do Google Chrome, trazendo rapidez e segurança.
3. ScanURL
Outra ferramenta segura para verificar links é o ScanURL (scanurl.net). O site é independente e possui alguns anúncios, porém, os resultados são bons. Para fazer a pesquisa, é necessário preencher três campos, como a URL, um apelido (para se identificar) e uma breve explicação do motivo da averiguação. Esse é um ponto negativo ao ser considerado a objetividade da plataforma. O ScarURL oferece uma análise baseada na pesquisa em diversas plataformas, como Google Safe Browsing Diagnostic. O resultado mostra a classificação da segurança do link verificado.
4. Virus Total
O Virus Total (virustotal.com) é uma plataforma criada pela empresa espanhola de segurança digital Hispasec Sistemas e, atualmente, o site é uma propriedade do Google, aumentando a autoridade entre os internautas. A página disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de varredura multifuncional que analisa arquivos e URLs para detectar possíveis ameaças cibernéticas.
Para utilizar a ferramenta, basta clicar na aba “URL” e inserir o link. Ao clicar em “Enter”, será exibido o resultado na parte superior da tela. Nesse teste, verificamos o endereço do TechTudo e, segundo a plataforma, “nenhum fornecedor de segurança sinalizou a URL como maliciosa”. O Virus Total ainda disponibiliza APIs públicas e privadas para desenvolvedores, elas podem ser utilizadas para a criação de uma ferramenta de escaneamento de arquivos e links em seu próprio site.
5. Dfndr Lab
O Dfndr Lab (www.psafe.com/dfndr-lab) é uma plataforma de propriedade da PSafe Tecnologia, empresa especializada em cibersegurança e privacidade. A ferramenta é simples de usar, basta colar o endereço eletrônico na barra de pesquisa e clicar no botão “Verificar link”. Se o site for encontrado na base de dados, ele será classificado como confiável ou não. Se o link não for exibido, um alerta aparecerá com o seguinte aviso: “Se você não estiver 100% confiante na URL ou no site, não deve clicar nele”.
6. URLVoid
O URLVoid (www.urlvoid.com) é um serviço gratuito criado pela NoVirusThanks, empresa de TI sediada na Itália. A ferramenta ajuda a detectar sites potencialmente maliciosos. Assim como nas opções anteriores, basta inserir o link na página inicial e esperar a análise. É possível encontrar o histórico da URL, e o resultado da verificação de diversos motores de varredura, como o BitDefender, Avira e DrWeb. A plataforma também oferece IPVoid, que escaneia endereços de IP, e o APIvoid, para os desenvolvedores criarem seu próprio verificador de segurança de link.
7. SiteCheck
O SiteCheck (sitecheck.sucuri.net) é uma plataforma de propriedade do registrador de domínio GoDaddy. O verificador de links busca problemas de segurança, incluindo malware e outros códigos maliciosos. Para utilizar a ferramenta, basta inserir o link na barra de pesquisa e clicar em “Scan Website”. No teste, colocamos novamente o endereço do TechTudo, que apresentou o “risco de segurança baixo”. O verificador não encontrou nenhum malware e analisou nove “listas negras” criadas por empresas como Google Safe Browsing, McAfee e ESET.
Via: TechTudo (com informações de Make Use Of )