Estima-se que ele tenha ficado dentro da criatura por cerca de 30 a 40 segundos.
Um mergulhador que foi comido por uma baleia contou detalhes sobre o momento aterrorizante ao jornal britânico “Daily Star”, em entrevista publicada nesta segunda-feira. O americano Michael Packard entrou nas mandíbulas de uma enorme baleia em Provincetown, Massachusetts. O mergulhador de lagosta disse que sentiu como se tivesse sido atingido por um “trem de carga” quando o incidente ocorreu, em 2021.
Mergulhadores de lagosta licenciados têm permissão para nadar até as profundezas para pegar as criaturas do fundo do mar.
“Era apenas um dia normal para mim, eu saí logo ao nascer do sol”, disse o homem de 58 anos. “Eu entro na água e faço dois mergulhos… E então no terceiro mergulho, eu estava descendo para o fundo e simplesmente fui atingido. Assim como um trem de carga… e então, de repente, ficou preto. A água estava correndo, correndo ao meu redor, e preta, e eu podia sentir pressão em todo o meu corpo. E eu estava apenas me movendo pela água como uma velocidade incrível. E eu fiquei tipo ‘que p**ra’.”
Michael disse que conseguiu descobrir que era uma baleia que o agarrou e ficou confiante de que não era um tubarão, sua primeira impressão.
Apesar de os tubarões terem uma reputação muito maior de fatalidades envolvendo humanos, Michael ainda não se sentia bem com a ideia de estar dentro da boca de uma baleia. Ele tinha “100% de certeza” de que iria morrer. Tudo o que conseguia fazer era pensar em sua esposa e filhos”.
Desesperado, ele começou a chutar dentro da baleia. De repente, a criatura começou a jogar a cabeça de um lado para o outro antes de finalmente ressurgir.
“Eu vi uma luz, e ele começou a jogar a cabeça de um lado para o outro, e a próxima coisa que eu soube foi que estava do lado de fora (na água).”
O tripulante Josiah Mayo, que estava próximo, viu a baleia ressurgir e jogar Michael de volta ao mar. Estima-se que ele tenha ficado dentro da criatura por cerca de 30 a 40 segundos.
Especialistas em baleias dizem que quando as baleias jubarte abrem a boca para se alimentar, sua visão pode ficar bloqueada. Isso pode explicar por que Michael de repente se viu em uma posição tão estranha. Michael escapou sem nenhum osso quebrado, mas teve “muitos danos nos tecidos moles”. Ele voltou ao trabalho apenas três semanas depois.
Michael até levou sua nova fama para o programa Jimmy Kimmel, onde brincou com o apresentador sobre ser “engolido”: “Eu não fui engolido, Jimmy. Eu estava na boca dela. Entenda isso direito.”