A Secretaria Municipal da Educação de Campo Mourão concluiu na terça-feira (13) mais uma etapa do Programa de Avaliação da Gestão Escolar, que avalia o desempenho dos diretores das 43 instituições de ensino da Rede Municipal. Esta avaliação, que abrange o período desde o início de 2023 até o presente momento, envolve a participação ativa dos trabalhadores da educação, estudantes da Educação de Jovens e Adultos e das famílias dos estudantes.
Instituído em 2013 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 11073/2024, o Programa de Avaliação da Gestão Escolar é conduzido por uma Comissão Especial e comissões locais em cada escola. O objetivo principal é promover a gestão democrática e aprimorar a qualidade da educação, alinhando-se aos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação.
A avaliação tem caráter pedagógico, formativo, democrático e transparente. Ela visa verificar se os diretores estão cumprindo seus Planos de Gestão, se a comunidade escolar está satisfeita com a administração das escolas, e se os alunos estão recebendo educação de qualidade. Além disso, o processo busca identificar e tratar fragilidades para aprimorar a qualidade do ensino.
Na próxima semana, os diretores das instituições avaliadas receberão os resultados, refletindo o feedback da comunidade escolar. O resultado é traduzido em médias por segmentos e uma média geral, sendo considerado satisfatório acima de 8,0.
Márcia Rinaldo, presidente da Comissão Especial de Avaliação da Gestão Escolar, destacou a participação significativa das famílias, com mais de 70% dos pais ou responsáveis pelos quase 10 mil alunos da rede municipal envolvidos na avaliação. A presidente também elogiou a utilização de questionários digitais, que facilitam o acesso e democratizam o processo avaliativo.
A avaliação não se limita ao feedback obtido; ela inicia um ciclo de reorientação para corrigir fragilidades e melhorar continuamente a educação municipal, visando alcançar resultados ainda mais satisfatórios no biênio 2025/2026.