[the_ad_group id="3495"]

Triunfo sobre o Patriotas recoloca o Paraná Clube na 1ª Divisão do Paranaense

Ídolo da torcida como jogador, Tcheco consegue dar sobrevida ao Tricolor agora de treinador

É do Paraná Clube a segunda vaga para a elite do Campeonato Paranaense de 2025. Depois de ser rebaixado em 2022 e não conseguir o acesso no ano passado, o Tricolor atingiu o objetivo na tarde deste domingo (14). Debaixo de muita chuva em Curitiba, o time comandado pelo técnico Tcheco venceu o Patriotas por 3 a 0 na segunda partida da semifinal. O zagueiro Lucão e o atacante Liliu, duas vezes, fizeram os gols da Gralha Azul.

Depois de um empate sem gols no confronto de ida, vitória simples para qualquer lado significaria a vaga na final e na 1ª Divisão do ano que vem. A partida foi disputada no Estádio Couto Pereira, palco do primeiro título do Paraná Clube em 1991. Com a presença de 26.198 torcedores, para uma renda superior a R$ 1 milhão, os mandantes mais uma vez fizeram a festa de quem estava nas arquibancadas.

Campeão Paranaense em 1996 com o Paraná Clube como jogador, o técnico Tcheco comemorou muito o retorno paranista ao lado do auxiliar Zé Luiz Fonseca, cascavelense. O acesso significa uma sobrevida para o Paraná, que pode voltar a sonhar com calendário nacional à partir de 2026, claro, dependendo do desempenho do clube na primeirona do ano que vem.

Na final, o Tricolor da capital vai encarar o Rio Branco, de Paranaguá, que neste sábado (13) venceu o Paranavaí por 3 a 2 no Gigante do Itiberê. O Leão da Estradinha teve melhor campanha na primeira fase e fará o segundo jogo da grande final em casa. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda vai definir as datas e horários dos dois jogos da decisão pelo título, que deve acontecer nos próximos dois fins de semana.

No primeiro tempo o Paraná teve bem mais posse de bola e foi mais competitivo que o Patriotas. Ainda assim encontrou algumas dificuldades para finalizar as jogadas. Foram poucos arremates pelo volume de jogo paranista. Em uma das descidas perigosas pela esquerda, Eltinho cruzou para Cristiano e Caio quase marcou contra. Cobrando falta, Eltinho também levou perigo e assustou o goleiro Sales. O zagueiro Félix Jorge se aventurou no ataque e também conseguiu chutar com perigo.

Depois de tanto insistir o Tricolor foi premiado no fim do primeiro tempo e outro defensor conseguiu marcar. Cristiano cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Lucão subiu mais que todo mundo para desviar de cabeça, balançando a rede do Patriotas aos 43 minutos. Antes do intervalo o Patriotas tentou empatar, também de cabeça, mas o lateral Caio errou o alvo.

No segundo tempo o Patriotas, dirigido pelo experiente Claudemir Sturion, melhorou e precisando buscar o empate para levar o duelo para os pênaltis teve mais frequência no ataque. No entanto, o rival soube marcar bem o sistema defensivo do time quadricolor. O Paraná apostou nas descidas rápidas e em uma dessas o atacante Liliu acertou uma bomba aos 21 minutos e marcou um lindo gol para aumentar a vantagem para 2 a 0.

O Jacaré, fundado em julho de 2020, não teve escolha a não ser se lançar de vez ao ataque e apesar das mexidas efetivadas por Sturion não chegou a ameaçar a classificação do Tricolor. Pelo contrário, sentiu o golpe e Cristiano quase marcou o terceiro, mas a bola do meia bateu na trave. Lucas Batatinha, atacante ex-FC Cascavel, entrou no segundo tempo e no primeiro toque dele na bola obrigou Sales a fazer uma ótima defesa depois de uma finalização de fora da área.

Aos 35 minutos o Paraná finalmente conseguiu fazer o terceiro. Escanteio cobrado por Ítalo pela direita e Liliu apareceu bem para marcar o segundo dele na partida, agora de cabeça. Lucas Batatinha ainda teve uma excelente oportunidade de anotar o quarto, mas cara a cara com Sales parou na defesa do goleiro. No lance seguinte Ítalo cobrou falta da entrada da área e Sales pegou mais uma. Placar final: Paraná Clube 3 x 0 Patriotas.

Via: CATVE

Sair da versão mobile