Estudo mostrou que mulheres na menopausa melhoraram a circulação sanguínea após acrescentarem suco de beterraba na alimentação
Incluir o suco de beterraba na rotina pode reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa, de acordo com estudo feito na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A beterraba é rica em nitrato, substância que faz o corpo produzir óxido nítrico. O óxido nítrico funciona como um vasodilatador natural, facilitando a circulação sanguínea e ajudando a controlar a pressão arterial.
No estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition, em junho deste ano, os pesquisadores relatam que o consumo diário do suco da beterraba funcionou para melhorar a função dos vasos sanguíneos em mulheres na menopausa.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres, com risco aumentado após a menopausa.
“Após a menopausa, as mulheres não produzem mais estrogênio, hormônio que ajuda a produzir o óxido nítrico no corpo. Essa perda de produção de óxido nítrico contribui para o aumento substancial do risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa”, explica o principal autor do estudo, Delgado Spicuzza, em comunicado.
Estudo sobre os efeitos do suco da beterraba
O estudo foi feito com 24 mulheres com idades entre 50 e 60 anos. A metade das participantes estava na pós-menopausa precoce (de um a seis anos após o último ciclo menstrual) e a outra metade na pós-menopausa tardia (com mais de seis anos após a última menstruação).
Elas foram divididas em dois grupos para comparar os efeitos do consumo de um suco de beterraba rico em nitrato. A bebida estava suplementado com 400 mg de nitrato para cada 70 mL. Normalmente, 8g de nitrato são encontradas em cada 500 mL de suco de beterraba.
A dilatação da artéria foi medida um dia antes de iniciar a suplementação e aproximadamente 24 horas após a última dose de suco de beterraba para comparação.
As mulheres que tomaram o suco rico em nitrato tiveram um aumento significativamente maior no fluxo da artéria braquial em comparação às que tomaram o placebo.
Mas os pesquisadores observaram que a proteção oferecida pelo nitrato foi perdida dentro do período de 24 horas após a dose final.
“A suplementação de suco de beterraba rico em nitrato por sete dias melhorou a função endotelial a um nível clinicamente significativo em mulheres na pós-menopausa, sem diferença entre a menopausa precoce e tardia. Essa descoberta é de particular importância, dado que evidências anteriores e a hipótese do tempo sugerem que intervenções farmacêuticas são menos eficazes na reversão da disfunção endotelial em mulheres com mais de seis anos desde a menopausa”, afirmam os pesquisadores no artigo científico.
Os pesquisadores destacam que é preciso fazer uma investigação mais aprofundada sobre a dose diária ideal de nitrato na dieta e o momento certo da suplementação na vida das mulheres para entender melhor os efeitos da proteção oferecida pelo nitrato na pós-menopausa.
Receita de suco de beterraba
Ingredientes
- 2 beterrabas médias;
- 3 cenouras médias;
- 500ml de água gelada;
- 4 colheres de sopa de mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo
- Corte as beterrabas e as cenouras em pedaços grandes. Junte todos os ingredientes e bater no liquidificador.