A Irlanda, por exemplo, tem excelentes oportunidades no setor de tecnologia
Você sabia que o Brasil é um dos países que mais têm pessoas trabalhando para empresas estrangeiras? Segundo reportagem do Valor Econômico, só no relatório global de contratações da Deel, foram mais de 300 mil contratos em 160 nações. Mas, fora a empresa de recursos humanos, outras vias propiciam investir em uma carreira fora. Mas, quais são os países que mais contratam brasileiros?
Antes de tudo, vale lembrar que muita gente é contratada para trabalhos remotos, mesmo para empresas estrangeiras. Uma tendência que só aumentou após a pandemia. No entanto, ainda há quem queira sair mesmo do Brasil e respirar novos ares profissionais. Claro que isso demanda planejamento financeiro e documentos, mas trata-se de uma experiência e tanto!
Para te ajudar nesta escolha, trouxemos uma lista com alguns dos países que mais contratam brasileiros. Entretanto, uma dica é pesquisar quais são os mais indicados para a sua área.
Japão
A princípio, o país tem condições facilitadas para pessoas descendentes de japoneses, principalmente na concessão de vistos. O que não significa, entretanto, que outras não possam tentar uma carreira por lá. Sobretudo, nos setores de tecnologia, construção, saúde, agricultura e cuidados com idosos. Ainda, há quem invista no trabalho em fábricas, mas vale lembrar que as jornadas chegam a 14 horas diárias.
Canadá
Esse nem é tanta novidade, pois o país sempre divulga vagas para profissionais estrangeiros. Logo, ocupa seu lugar entre os países que mais contratam brasileiros.
Com qualidade de vida invejável e remunerações, o Canadá é o sonho de muita gente e oferece diferentes oportunidades. Primeiramente, via intercâmbio universitário ou cursos de pós-graduação. Ademais, tem políticas de trabalho para estudantes internacionais, como o Express Entry.
A Irlanda sempre foi um dos países que mais contratam brasileiros
Um dos destinos preferidos de quem quer aprender inglês, a Irlanda também é foco daqueles e daquelas que buscam boas oportunidades profissionais. Por lá, há grandes empresas de tecnologia, como a Apple, Facebook e Google.
Além disso, o país tem perspectivas positivas em outras áreas, por exemplo, marketing, construção, finanças e contabilidade. Só para ilustrar, mais de 40% dos engenheiros e engenheiras contratados são do exterior.
Austrália
Se é para falar de oportunidades, que venha a Austrália! E sabe qual é a melhor notícia? Muitas são destinadas a quem tem mais de 40 anos. Por isso, este é um dos países que mais contratam brasileiros, principalmente nas áreas de:
- construção civil
- varejo
- hospitalidade
Para estudantes internacionais, há a possibilidade de trabalhar legalmente após 14 semanas de curso, desde que seja de tempo integral. Isto é, tenha mais de 20 horas semanais de aula.
Um dos países que mais contratam brasileiros é a Alemanha
Por fim, profissionais de alta qualificação podem aplicar para o Blue Card EU, visto para pessoas de fora da União Europeia. A maior parte das vagas se concentra nas áreas de enfermagem, medicina, engenharia e TI. Entretanto, dá para buscar oportunidades também em demais setores. Ah, e saiba que muitas ficam fora dos centros urbanos, o que significa menor custo de vida.
Outros países com boas oportunidades para estrangeiros
Além dos países que mais contratam brasileiros, existem aqueles que se destacam pela qualidade de vida, demanda e bons salários. Só não existe uma diferenciação muito notável para quem vem daqui. De modo geral, dá para buscar chances:
- na Suíça
- no Equador
- na Dinamarca
- na Nova Zelândia
E como aplicar para estas vagas? Uma dica é investir no networking internacional, conectando-se com colegas e demais profissionais com experiência no exterior. Sem falar nas agências e plataformas de emprego, bem como o LinkedIn.
Via: Rotas de Viagem (com informações de Nomad)