[the_ad_group id="3495"]

Quem é a brasileira que ganhou título da realeza britânica

Daniela Barone recebeu o título de ‘Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (OBE)’, que pode ser incluída após o último sobrenome. Para ser agraciado pela honraria, o cidadão deve ter contribuído de alguma forma para o país.

A belo-horizontina Daniela Barone Soares, de 53 anos, que mora há 20 em Londres, na Inglaterra, foi surpreendida pelo comunicado da realeza britânica de que ganhará o título “Officer of the Most Excellent Order of the British Empire (OBE)”, em português, “Oficial da Ordem do Império Britânico”.

Ele pode ser incluído após o último sobrenome. E Daniela já o adotou. Ela se iguala a nomes como o ex-jogador de futebol David Beckham, o tenista Andy Murray e a escritora J.K.Rowling.

Ordem do Império Britânico tem cinco níveis

👑 Cavaleiro-Grã-Cruz ou Dama-Grã-Cruz (GBE): as pessoas recebem o título de Sir ou Dame. Elas devem ter feito algo excepcional para o Reino Unido. Craig Collins Reedie, ex-presidente da Associação Olímpica Britânica, e Helene Valerie Hayman, membro do Partido dos Trabalhadores britânico e presidente da Câmara dos Lordes do Parlamento Britânico são alguns dos agraciados.

👑 Cavaleiro-Comendador (KBE) ou Dama-Comendadora (DBE): este é o segundo nível mais importante e é concedido para quem é muito respeitado em um determinado campo. Paul McCartney é um dos exemplos mais famosos.

👑Comendador ou Comendadora (CBE): Este título indica que a pessoa tem papel de destaque em nível nacional ou regional. Mas não dá o direito de usar os títulos Sir ou Dame. O cantor Sting tem esse título

OBE

👑Oficial (OBE): Este título é concedido para quem se destaca em uma atividade qualquer, incluindo aqueles que se tornaram conhecidos em nível nacional naquela área. É o caso da Daniela Barone Soares. (saiba mais abaixo)

👑Membro (MBE): Concedido para os que prestam serviço excepcional para a comunidade, especialmente para quem é exemplo em uma determinada área. A cantora Adele já recebeu este título.

Para ser agraciado pela honraria, o cidadão deve ter contribuído de alguma forma para o crescimento da arte ou da ciência, ou trabalhado com organizações de caridade, de assistência social e serviço público naquele país.

Daniela é CEO da Snowball Impact Investment, um fundo de investimentos que tem o intuito de criar resultados positivos para pessoas em todo o mundo, com equidade e sustentabilidade. A indicação da brasileira se deu por causa do impacto social dos seus trabalhos.

“Investimento de impacto é uma forma de investir levando em consideração os impactos sociais e ambientais (positivos e negativos) dos investimentos — e tendo a intenção de contribuir para a solução de problemas sociais e ambientais. Criamos um fundo para que as pessoas não tenham que escolher entre seu futuro financeiro e o futuro do planeta em que querem viver”, explicou a economista.

No Linkedin, ela já assina Daniela Barone Soares OBE — Foto: Reprodução/Linkedin

Entrega da medalha

Rei Charles — Foto: Reuters via BBC

A honraria é entregue pelo rei Charles III, ou pelo primeiro sucessor dele, o príncipe William.

Contudo, segundo a brasileira, a Chancery – Chancelaria Central das Ordens de Cavalaria que administra as Honras do Estado do Reino Unido – ainda não marcou a data da cerimônia, que se chama “Investiture” (leia mais sobre a Chancelaria no fim da reportagem).

A premiação faz parte das honrarias pelo aniversário do rei Charles III, que nasceu em 14 de novembro, mas a celebração não tem data fixa e a cada ano é realizada em um dia diferente. Desde 15 de junho, Daniela já pode usar o título OBE.

Com relação à roupa de gala que vestirá no dia do ritual, Daniela disse que ainda não sabe qual será.

“Ainda não sei o que vou vestir, mas geralmente as mulheres vão de vestido até os joelhos e chapéu”, contou.

Chancelaria

Definição da Chancelaria, segundo a realeza britânica

“A Chancelaria Central das Ordens de Cavalaria administra as Honras do Estado do Reino Unido, o que inclui a organização das Investiduras, atuando como guardiã das Insígnias do Estado e supervisionando a administração diária das Ordens de Cavalaria. A maioria das honras é concedida por recomendação do Gabinete, incluindo MBEs, OBEs e CBEs.

O sistema Honors celebra a rica diversidade que constitui o Reino Unido. Qualquer pessoa pode ser indicada para um prêmio que pode ser enviado através do site do Gabinete.

A Chancelaria Central foi criada em 1904 pelo Rei Eduardo VII em resposta às mudanças na administração do sistema de Honras. Anteriormente, as Ordens de Cavalaria eram administradas separadamente e o Rei Eduardo VII reconheceu a necessidade de trazer esta administração para um local central.

O Gabinete é supervisionado pelo Secretário da Chancelaria Central das Ordens de Cavalaria, atualmente Tenente Coronel Stephen Segrave.”

G1/Globo

Sair da versão mobile