A República Tcheca lidera o ranking dos países que mais consomem cerveja. Confira a lista completa
A cerveja é, sem dúvida, uma das bebidas alcoólicas mais populares do mundo. Tanto que países em diversas partes do globo têm tradições ricas e culturais associadas ao seu consumo. Aliás, tem até festas especialmente dedicadas a ela, como a Oktoberfest! No entanto, alguns se destacam mais do que outros quando se trata de consumo per capita. Para te mostrar, trouxemos um mapa que marca os países que mais bebem cerveja. Ainda, algumas curiosidades interessantes sobre eles.
Os países que mais bebem cerveja no mundo surpreendem!
Antes de tudo, vale lembrar que a cerveja desempenha um papel importante na cultura humana ao longo da história. Desde as civilizações antigas, onde tinha significado religioso e cultural, até a Europa medieval, onde era consumida regularmente por todas as classes.
Além disso, a revolução industrial permitiu a produção em massa. Hoje, a bebida tem um impacto econômico também importante, principalmente com a explosão da indústria de cerveja artesanal e o surgimento do turismo da cerveja.
Em muitos países, como Irlanda, a cultura do pub é uma parte essencial da vida social. E, como sabemos, a cerveja está no centro desses encontros.
Mas, quando pensamos nos países que mais bebem cerveja no mundo, logo vem à mente lugares como a República Tcheca e a Alemanha. Ok, eles até estão na lista, mas sabe que o top 10 trouxe nomes que surpreendem bastante?
Abaixo, está um mapa compartilhado pelo site Vine Pair. Olha o que ele mostra:
O Top 5 dos países que mais bebem cerveja
República Tcheca
Consumo per capita: 6,77 litros
A República Tcheca é conhecida como o lar da pilsner e, por isso, possui uma rica história cervejeira. Só para ilustrar, a frase “Kde se pivo vaří, tam se dobře daří” (Onde a cerveja é fabricada, se tem uma boa vida) reflete a importância da cerveja na cultura tcheca.
Áustria
Consumo per capita: 6,30 litros
A Áustria também tem uma tradição cervejeira significativa. Tanto que conta com uma variedade de cervejas tradicionais e festivais que celebram a bebida.
Polônia
Consumo per capita: 5,72 litros
Na Polônia, a cerveja é uma bebida popular tanto em bares quanto em eventos sociais. Algo que mostra sobretudo uma cultura de consumo em grupo e celebração.
Alemanha
Consumo per capita: 5,57 litros
Conhecida pelo Oktoberfest, a Alemanha possui uma das cenas cervejeiras mais reconhecidas do mundo. Logo, não é surpresa alguma também apresentar uma ampla variedade de estilos e sabores.
Romênia
Consumo per capita: 5,33 litros
A Romênia, talvez menos conhecida por sua produção de cerveja, ainda assim se destaca pelo alto consumo. O que mais impulsiona seus números, possivelmente, é a cena da produção de cerveja artesanal e local.
Outras Nações Com Consumo Significativo
Você pode até se surpreender, mas o Brasil não aparece entre os 10 países que mais bebem cerveja no mundo. E pasme, a Irlanda, com todos os seus pubs, perde para nações que nem imaginávamos tomar tantos copinhos. Olha só!
- Gabão: 5,31 litros
- Panamá: 5,29 litros
- República Democrática do Congo: 5,11 litros
- Irlanda: 4,92 litros
- Letônia: 4,9 litros
Vale lembrar, ainda, que embora muito consumida, os EUA também não aparecem entre os 25 maiores consumidores de cerveja per capita.
De modo geral, muitos dos países que lideram a lista têm uma longa tradição cervejeira, inclusive com festivais e eventos que celebram a bebida. Mas, o poder aquisitivo também pode influenciar o consumo, assim como o custo da cerveja em cada país.
Países de menor consumo
Por outro lado, temos os países que não são muito chegados à cervejinha. Ou, sobretudo, têm leis rígidas que proíbem o consumo de bebidas alcoólicas. É o caso do Afeganistão, Bangladesh, Irã, Kuwait, entre outros.
Além disso, temos nomes cuja “litragem” é significativamente mais baixa do que o topo da lista. Só para ilustrar:
- Tuvalu e Butão: 0,01 litros
- Iêmen e Síria: 0,02 litros
- Tonga: 0,04 litros
Via: Rotas de Viagem (com informações de Vine Pair)