O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Campo Mourão foi realizada uma audiência pública para tratar do assunto e apresentar dados sobre essa realidade no município e as ações desenvolvidas.
A audiência foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comitê Municipal Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (CIMPETI).
O CREAS também realizou, no domingo (9) panfletagem na praça São José, com distribuição de jornais, garrafinhas e orientações à população. Na próxima quinta-feira (20), os CRAS e o SCFV realizará ação com os adolescentes atendidos sobre erradicação do trabalho infantil e conscientização da comunidade e comércio através de panfletagem e orientações no centro de Campo Mourão.
Em 2023, foram aplicados questionários em 12 colégios estaduais e 20 escolas municipais acerca da temática. Um total de 5.612 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos responderam às perguntas. Dentre as informações coletadas, 878 adolescentes responderam que trabalham. Destes, 417 (47%) afirmaram não ter carteira de trabalho assinada, 270 (31%) responderam que trabalham com Carteira registrada e 1% declarou ser aprendiz legal.
Entre as funções exercidas pelos adolescentes, as respostas foram: assistente ou auxiliar administrativo; garçons; serviços domésticos; redes sociais como youtubers, programação de sistemas, jogos virtuais, e afins; cuidador de animais; diarista de terceiros; oficinas de motos ou carros ou bicicleta e afins; ajudante de pedreiro; lava car; entregador de panfletos; cuidador de crianças, tais como irmãos, primos e afins; reciclagem; venda de doces e salgados; ajudante em marmitarias; limpeza de quintais e/ou corte de gramas; agricultura (roça, lavoura, hortas e etc).
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil e o trabalho desprotegido é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa, ainda, movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.