O historiador Jair Elias fez uma descoberta importante para a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam): a presença de Eliseu Hauagge como presidente da entidade no ano de 1963. Até então, Hauagge não constava na galeria de presidentes. A confirmação foi obtida recentemente por Elias durante uma de suas pesquisas.
Um antigo presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), perdido na história, foi encontrado no último mês de maio. Eliseu Hauagge foi confirmado como presidente da entidade no ano de 1963, conforme pesquisas do historiador Jair Elias. Até então, Hauagge não constava na galeria de presidentes.
“Por um acaso, observando a ata de posse do prefeito Milton Luiz Pereira, encontramos a assinatura de Eliseu Hauagge no documento, no qual assinou como presidente da então Associação do Comércio e Indústria. Havia uma dúvida que agora está sanada”, explica o historiador.
De acordo com relatos prestados pelo ex-prefeito Milton Luiz Pereira a Jair Elias, em 2013, foi Eliseu Hauagge, na condição de presidente da Acicam, quem sugeriu o aumento dos impostos municipais. Os tributos estavam defasados e não permitiam que a administração tivesse os recursos necessários para gerir o município naquela época.
Hauagge também foi pioneiro na realização de pesquisas eleitorais em Campo Mourão. A primeira vez que tal método foi utilizado foi em 1972, quando Renato Fernandes Silva venceu a eleição municipal. “Sempre encontrei informações de que Eliseu Hauagge era um homem dedicado, sempre à frente do seu tempo. Agora, a história faz justiça ao inseri-lo no lugar que desempenhou tão bem”, afirma Jair Elias.
Em 2013, Jair Elias publicou o livro “Acicam 60 anos: ajudando a formar uma história”, que relata a trajetória da entidade ao longo de suas seis décadas de existência.