[the_ad_group id="3495"]

Pesquisas apontam estímulo das vendas neste Dia dos Namorados

Pesquisas realizadas pelas principais entidades do comércio do PR mostram que mais enamorados querem presentear

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) divulgou que uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)/Datacenso revelou que os gastos com presente neste Dia dos Namorados devem ficar, em média, em torno de R$ 236,60. No ano passado, o levantamento apontou tendência de gasto médio de R$ 211,21.

A mesma pesquisa revelou que o bom atendimento, a qualidade dos produtos, a confiabilidade da loja, os preços, as promoções e os descontos são os principais fatores que chamam a atenção dos consumidores na hora da compra. As formas de pagamento preferidas pelos consumidores são à vista no cartão de crédito, seguido por a prazo no cartão de crédito e pagamento à vista via PIX.

O estudo foi realizado com 600 consumidores entre os dias 22 e 24 de maio. Os produtos mais procurados para presentear nesta data, são principalmente roupas, acessórios, perfumes/cosméticos, calçados e chocolates.

Fecomércio

Uma sondagem realizada pela Fecomércio PR e o Sebrae/PR mostra que 47,1% dos paranaenses vão presentear alguém especial neste Dia dos Namorados. A tendência de pagamento à vista vem se consolidando, principalmente através do Pix, o que influencia na diminuição do endividamento dos paranaenses.

Outro ponto revelado pela pesquisa é que os homens são os que mais presenteiam no Dia dos Namorados. Neste ano serão 50,6%, ante 44,1% de mulheres. Enquanto entre os homens a principal razão para não presentear é não ter uma namorada ou companheira, com 70,1% das justificativas, entre as mulheres esse motivo corresponde a 54,4%. Muitas mulheres alegam que não costumam comemorar a data, com 15,8% ante 11,5% dos homens. E 11,4% delas decidiram não presentear por estarem desempregadas ou por dificuldades financeiras, enquanto apenas 6,9% dos homens estão nessa condição.

Segundo a pesquisa, as mulheres presentearão itens de vestuário (com 37,5%) e perfumaria (com 34,1%), além de comidas e bebidas (com 18,2%). Já os homens devem focar principalmente em perfumes e cosméticos (com 41,6%) e em um jantar romântico (com 29,2%).

A maioria dos namorados (52,8%) prefere ser surpreendido, sobretudo os homens (55,7%). Contudo, na lista de desejos feminina constam, em primeiro lugar, roupas, bolsas e calçados (23,3%), perfumes e cosméticos (18,9%), jóias (15,6%), jantar (11,1%) e flores (8,9%), entre outros itens.

Já os homens preferem ganhar itens de vestuário (17%), perfumes e cosméticos (9,1%), jantar (9,1%), dinheiro para comprar o que quiser (9,1%), além de viagem (8%) e eletrônicos (8%).

Sair da versão mobile