Médicos de Chicago descartaram a anestesia geral durante o procedimento
Um paciente de 28 anos submetido a um transplante de rim ficou acordado durante a cirurgia e viu o órgão que iria receber em hospital de Chicago (EUA), foi revelado na segunda-feira (24/6).
John Nicholas, que mora em Windy City, disse que não sentiu nenhuma dor e saiu do hospital apenas 24 horas depois, depois que os médicos da Northwestern Medicine trocaram os rins em 24 de maio, numa iniciativa inédita.
Em vez da anestesia geral habitual, a equipe médica optou por usar uma injeção de raquianestesia (também conhecida como anestesia raquidiana) semelhante à aplicada em cesarianas.
O cirurgião responsável pelo transplante, Satish Nadig, disse em um comunicado à imprensa que, ao manter Nicholas acordado, a cirurgia foi semelhante a um procedimento ambulatorial.
“Nossa esperança é que o transplante renal acordado possa diminuir alguns dos riscos da anestesia geral e, ao mesmo tempo, encurtar a internação do paciente”, disse Nadig, que também é diretor do centro de transplante do hospital, segundo o “NY Post”.
“Dentro da sala de cirurgia, foi uma experiência incrível poder mostrar a um paciente como era seu novo rim antes de colocá-lo no corpo”, emendou o cirurgião.
Nicholas, que também estava levemente sedado, chamou a experiência de “muito legal” e nem percebeu que estava acontecendo.
“Em determinado momento da cirurgia, lembro-me de ter perguntado: ‘Devo esperar que a raquianestesia faça efeito?’ Eles já estavam trabalhando muito e eu estava completamente alheio a esse fato”, comentou ele.