A entidade foi precursora na atuação junto ao empreendedorismo feminino em Campo Mourão e na região
Neste domingo (16/6), a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg) comemora o 15º aniversário de instalação. Ligada a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac, foi a primeira e continua a ser a única entidade representativa do empreendedorismo feminino nesta região.
A Cmeg/Campo Mourão surgiu oficialmente no dia 16 de junho de 2009 e a primeira presidente foi Edilaine Maria de Castro (da Associação Sou Arte – ASA). Atualmente, a entidade é presidida pela empresária do ramo de seguros e escritora, Ester de Abreu Piacentini.
Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano pela entidade destaca-se a realização de rodadas de negócios, visitas técnicas, palestras, talk show, etc. Através de parcerias também promove cursos e outras atividades voltada a capacitação e aperfeiçoamento profissional. O calendário anual inclui ainda a indicação da Empreendedora Destaque para receber o prêmio estadual e a realização do evento “Mulheres que Fizeram e Fazem História”.
Apenas 22 cidades polo do Paraná contam com unidades da Cmeg, ligadas a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná. Em Campo Mourão, a entidade começou a surgir em evento realizado no dia 23 de abril de 2009, no salão do Espaço Allure. Mais de 100 empresárias e gestoras de negócios de Campo Mourão participaram do encontro preparatório para a criação da Cmeg local, fomentada pelo Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindiempresarial). A programação foi aberta com café da manhã e incluiu ainda palestra e outras atividades.
Retrospectiva
A primeira Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios foi instalada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana (que atualmente é o vice-governador do Estado), em 2006. “Fundar a Câmara da Mulher Empreendedora foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema. Naquela época 38% das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias. Hoje realizam um trabalho extraordinário no estado, desde a participação nas campanhas solidárias do Sesc, até chegar à qualificação das equipes de trabalho e geração de emprego”, ressalta o líder empresarial e vice-governador do Paraná.
A missão da Cmeg é estabelecer um fórum de discussão entre as mulheres empreendedoras e gestoras do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Entre os objetivos estão o desenvolvimento do espírito associativista e promoção da capacitação profissional das filiadas e colaboradores.
A Cmeg/Campo Mourão vem estendendo suas atividades a região, com atuação principalmente em Engenheiro Beltrão e Roncador.