Uma exposição com projetos ambientais conveniados com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), e uma palestra sobre sustentabilidade marcaram, nesta quarta-feira (5), na Casa da Cultura, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação da semana inclui diversas atividades envolvendo alunos, como visitas técnicas, trilhas ecológicas e palestras sobre diversos temas, como resíduos, abelhas sem ferrão, energia renovável, causa animal, dengue, entre outros.
A programação é organizada pela SEMA em parceria com a PAIS, Secretaria da Saúde, Unespar, UTFPR e associação Bem-te-vi. As ações visam sensibilizar sobre a importância de preservar o meio ambiente. Ainda, neste Dia do Meio Ambiente foram assinados mais dois convênios entre o município de Campo Mourão e o campus da UTFPR, o que totaliza 13 projetos contratados pela SEMA para prestação de serviços na área ambiental.
Os novos convênios tratam sobre “Desenvolvimento de kits didáticos de eletrônica e robótica para a universidade e escolas públicas a partir do reaproveitamento do lixo eletrônico e “Implantação de um piloto de uma rede sem fio experimental de sensores na topologia mesch, para dados de monitoramento da poluição do ar da região urbana”.
“Com essa programação pretendemos informar a sociedade sobre os impactos do homem no planeta e conscientizar para uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio ambiente”, enfatiza o secretário municipal da SEMA, Franco Sanches.
PEV – Na próxima semana deverá ser inaugurado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos, construído ao lado da SEMA. Trata-se de um local fixo para o descarte ambientalmente adequado de materiais como móveis, colchão, eletrônicos, pneus e resíduos da construção civil (até um metro cúbico). A unidade contará como uma área para triagem, estoque temporário e destinação final adequada.