O documento que o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) entregou na semana passada aos pré-candidatos a prefeito do Município, com propostas de ações para a gestão 2025-2028, também aponta várias bandeiras regionais.
Entre essas prioridades indicadas está a viabilização de uma conexão ferroviária com Cascavel ou Cianorte para o escoamento da produção agrícola. Ainda na área dos transportes aponta a necessidade do aumento da capacidade da rodovia que liga Campo Mourão a Cianorte, além do retorno de linha aérea regular para Curitiba e a duplicação da rodovia Campo Mourão-Guarapuava.
Já na área da Educação sugere articulações junto aos governos federal e estadual para a abertura de novos cursos e reestruturação de cursos superiores ofertados pela Unespar/Campo Mourão e o campus local da UTFPR. Também propõe o fomento para desenvolvimento regional da Educação, com ações voltadas ao empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, mediante parcerias com o Sebrae, Sesi, Senai, SRI, Senac, Unespar, UTFP, Centro Universitário Integrado e a Faculdade Unicampo. Destaca ainda a necessidade de articulação de ações educacionais e estratégico conjuntas, a nível do Núcleo Regional de Educação, da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (Condescon), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e instituições de ensino superior.
Reestruturar o Colégio Agrícola (para ser um centro de pesquisa avançada e uma incubadora de empresas, fortalecendo a inovação, o empreendedorismo e o cooperativismo na agropecuária), é outra bandeira regional indicada no documento. O Codecam indicou também a necessidade de apoio à implementação do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia para a Educação (CECITE), que está previsto para ser construído na Unespar. Trata-se de um ambiente voltado à formação profissional dos docentes e a transição de gestão da Secretaria de Educação.
Cidade Polo
O fortalecimento da relação de Campo Mourão com todos os municípios da microrregião é outro ponto apontado. “Campo Mourão é a cidade polo da região e, de forma articulada, pode-se atrair mais recursos dos governos estadual e federal”, acentua o documento. É ainda observada a importância de se pensar em bandeiras comuns “para que todos os municípios possam se unir em busca de recursos. Por exemplo, a ligação ferroviária, duplicação da estrada Campo Mourão-Guarapuava, complexo hospitalar, reestruturação e ampliação do Colégio Agrícola e estímulo a um programa de conectividade urbana e rural”.
O Codecam fez a entrega do documento aos quatro pré-candidatos a prefeitos de Campo Mourão: Douglas Fabrício, Edoel Rocha, Osni Meneses e Rodrigo Salvadori.