[the_ad_group id="3495"]

Campo Mourão: Há 71 anos era fundada a Acicam

Hoje a entidade está entre as 10 maiores ACE’s do Paraná

Exatamente no dia 27 de junho de 1953 – portanto há 71 anos – era fundada a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), que foi uma das primeiras entidades do gênero instaladas no interior do Paraná. A associação conta atualmente com cerca de 1.200 empresas filiadas e desponta não apenas pelo vasto e diversificado portfólio de serviços ofertados e pelas ações de fomento ao comércio, indústria e ao setor de serviços, mas também pela atuação marcante junto a toda a comunidade.

A Acicam está entre as 10 maiores ACE’s do Paraná e sua história foi escrita paralelamente a de Campo Mourão. Afinal, a entidade surgiu quando o Município de Campo Mourão estava prestes a completar seis anos de emancipação político-administrativa e ainda tinha o extrativismo da madeira como uma das suas principais atividades econômicas. Raras eram as indústrias (todas de pequeno porte) e a agropecuária bastante rudimentar, mas o comércio já era ativo para a época.

Foi a completa inexistência de serviços de apoio as atividades econômicas um dos motivos que levou a união dos pioneiros empreendedores para a criação da então Associação do Comércio e da Indústria de Campo Mourão (ACICM). Inicialmente, a associação congregou não apenas comerciantes e industriais, mas também agricultores e pecuaristas. Até então, o segmento não contava com uma entidade que defendesse seus interesses.

O primeiro presidente da Acicam foi o comerciante do ramo de material elétrico, Oscar Franco Wolf. Desde o último mês de abril, a entidade é presidida por Francisco Viudes.

Francisco Viudes, atual presidente da Acicam
Crédito: Nelson Cerqueira

Pioneirismo

Maringá fundou a sua Associação Comercial e Industrial no mesmo ano que Campo Mourão, em 1953. Outros importantes municípios paranaenses criaram a entidade anos depois: Cascavel (1960), Cianorte (1963), Umuarama (1964), Toledo (1967), Guaíra (1976) e Guarapuava (1955). Atualmente, dos 399 municípios paranaenses, cerca de 300 contam com ACE’s.

O pioneirismo da entidade empresarial mourãoense também fica evidenciado pela participação na fundação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em 1959.

Atuação

Além de oferecer inúmeros serviços de apoio ao setor produtivo e de atuar na defesa dos interesses do comércio e da indústria, a entidade mantém ações de responsabilidade social, a entidade é parceira de mobilizações da sociedade civil e historicamente soma-se ao poder público local na busca de conquista para a comunidade. Entre os projetos de responsabilidade social desponta a Fundação Casa das Fraldas São José e a oferta de orientação e assistência para aposentadoria e processos junto ao INSS e Justiça Federal.

Mesmo apartidária, a Acicam sempre esteve à frente do Movimento Acorda Comcam (que promoveu o resgate a representatividade política regional). Também esteve, por exemplo, à frente da criação da unidade local do Observatório Social do Brasil em Campo Mourão (a segunda implantada no país) e na criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico – Codecam (que, inclusive, funciona na Acicam).

A maior das empresas associadas à Acicam, com sede em Campo Mourão, é a Coamo Agroindustrial Cooperativa, que lidera o ranking na América do Sul. Mas do seu quadro social fazem parte empresas de todos os portes (micro, pequenas, médias e grandes), além de muitos profissionais liberais.

A história de pouco mais de sete décadas da Acicam, precursora do associativismo empresarial em todo o Vale do Piquirivaí, é marcada por muitas lutas, realizações e conquistas.

Diretoria

A diretoria executiva da Acicam (Gestão 2024-2026) está assim composta: Francisco Aparecido Viudes (presidente), Fabiola Cristina Casoto (vice-presidente), Raphael Menechini Neto (2º vice-presidente), Aline Isolani de Almeida (3ª vice-presidente), Ricardo Bongiorno (4º vice-presidente), Mário Landi Neto (5º vice-presidente), Amauri Lopes (1º secretário), Celso Pereira Júnior (2º secretário), Idnei Hundsdorfer (1º tesoureiro), Nobutochi Kimura (2º tesoureiro), Eduardo José Ribeiro (diretor adjunto), Márcio Rogério de Abreu (diretor adjunto) e Dayane Shuellen Naya de Abreu Panceri Cardoso (diretor adjunto).

Sair da versão mobile