[the_ad_group id="3495"]

Campo Mourão expandiu áreas de conservação e novos parques

O município de Campo Mourão tem muito o que comemorar nesta Semana Mundial do Meio Ambiente. Em sete anos, as áreas de Unidades de Conservação (UC) foram expandidas de 1.000 hectares para 9.699,9 hectares. Além disso, dois novos parques foram criados, um no Jardim Modelo e outro no Jardim Cidade Nova. Com isso a cidade conta com quatro parques urbanos, além do Parque Estadual Lago Azul.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho, desde 1972, quando foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2024, o tema é “Acelerar a Restauração da Terra, a Resiliência à Seca e o Progresso da Desertificação”.

“O aumento significativo das UC’s contribuem diretamente com a conservação do patrimônio natural e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população mourãoense”, enfatiza o secretário municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Franco Sanches. Os objetivos da UC são a proteção de espécies ameaçadas de extinção, a promoção do desenvolvimento sustentável, a proteção ou restauração de ecossistemas degradados, entre outras.

As novas áreas territoriais das Unidades de Conservação da Natureza estão no Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira e no futuro Parque Gralha Azul (junto ao Conjunto Diamante Azul). Também foi criada uma Unidade Nova às margens da PR 317, que abrange importante área de Cerrado Brasileiro, além da APA do Rio do Campo e o Refúgio da Vida Silvestre do Rio Km 119.

Além de exercer papel importante para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida, as novas áreas permitem o aumento do repasse de ICMS Ecológico pelo Governo do Estado.

Sair da versão mobile