Um concurso internacional reuniu 7.500 amostras de vinhos brancos e tintos de 42 países e 10 vinhos brasileiros foram premiados entre os melhores do mundo. Eles levaram nove medalhas de Ouro e uma de Prata.
Os dois grandes vencedores foram o Angelo Vinho Fino Cortes Tinto Seco 2020 – Vinícola Galiotto e o Barbara Eliodora Gran Reserva 2021 – Vinicola Barbara Eliodora. Veja o top abaixo.
A análise começou em junho e vai até setembro, em Guanajuato, no México. No total, são quatro fases de avaliação, submetidos a mais de 300 jurados, que representam 45 países.
Concurso de prestígio
O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Larentis, participou do júri representando o Brasil. Segundo ele, o concurso tem qualidade e prestígio.
“As amostras são degustadas por um júri formado por mais de 300 especialistas de 45 países. É muito grande e muito bem organizado”, destaca. “Mesmo sendo itinerante, o concurso é impecável, de alto nível”.
A premiação destaca a dedicação e o talento dos produtores de vinhos brasileiros que investem em tecnologia, inovação e tradição para criar vinhos.
Etapas do concurso
O concurso no México faz a avaliação por etapas – quatro no total.
A dos vinhos tipo rosé, realizada em março deste ano; a de vinhos brancos e tintos, divulgada agora em junho; haverá ainda uma outra de espumantes em julho.
A quarta é última etapa é dedicada aos vinhos doces e fortificados, que será realizada no fim de setembro.
As provas são realizadas em quatro sessões de degustação separadas para avaliar cada tipo de vinho de uma forma profissional.
Participaram especialistas convidados pelos conhecimentos e capacidade de provar todos os estilos de vinhos, levando em conta suas particularidades.
Os melhores vinhos brasileiros
Medalha de Ouro
- Angelo Vinho Fino Cortes Tinto Seco 2020 – Vinícola Galiotto
- Barbara Eliodora Gran Reserva 2021 – Vinicola Barbara Eliodora
- Barbara Eliodora Gran Reserva Alvarenga 2021 – Vinicola Barbara Eliodora
- Davo Gran Reserva Syrah 2021 – Vinicola Davo’s
- Davo Syrah 2022 – Vinicola Davo’s
- Don Raul 2018 – Rar Indústria E Comércio de Alimentos
- Jolimont Chardonnay Querências do Sul 2021 – Vitivinícola Jolimont
- Jolimont Intendente 2015 – Vitivinícola Jolimont
- Jolimont Merlot Reserva 2021 – Vitivinícola Jolimont
Medalha de Prata
- Barbara Eliodora Sauvignon Blanc 2023 – Vinicola Barbara Eliodora
Recentemente, os vinhos brasileiros também ficaram entre os melhores do 31º Concurso Mundial de Bruxelas, na Bélgica, um dos mais importantes do mundo.
Via: Só Notícia Boa (com informações da Exame)