Monumento é atingido por raios algumas vezes ao ano; fenômeno não oferece riscos, diz site oficial
A Torre Eiffel, em Paris, foi atingida por um raio durante uma tempestade na noite desta quarta-feira. O episódio não é tão incomum. Acontece algumas vezes durante o ano, segundo o site oficial do monumento, e não oferece riscos.
Mesmo assim, é um fenômeno aguardado, sobretudo por fotógrafos. Desta vez, foi registrado por uma câmera instalada na cobertura do Conselho Econômico, Social e Ambiental (Cese).
Impact de #foudre sur la @LaTourEiffel intercepté par la webcam du @lecese #Paris
— Vision-Environnement (@visiometeo) May 1, 2024
Voir en direct : https://t.co/9hbevmNeNr pic.twitter.com/oKW8gch1eR
Construída em 1889, a Dama de Ferro atrai raios cerca de cinco vezes, anualmente. A estrutura, segundo o jornal francês Le Parisien, é naturalmente ligada à terra. Por ser o ponto mais alto da cidade de Paris, é alvo dos raios.
Os eventos, no entanto, foram previstos por Gustave Eiffel, que instalou quatro para-raios no cume do monumento, na época.
“Eles estão conectados a cabos isolados que descem até o solo para garantir a dispersão da energia elétrica. Foram instalados protetores contra surtos nos painéis elétricos e foram adicionados circuitos ou cabos de cobre para limitar sobretensões que perturbariam o funcionamento geral da torre”, diz um comunicado do site oficial, divulgado pelo jornal francês.