Veja uma fruta que não pode ficar fora do cardápio em dietas que visam a hipertrofia, ou seja, o aumento da massa muscular
Por: Thaiz Brito*, no Metrópoles
Muita gente entende a importância da ingestão de proteínas em dietas que visam a hipertrofia, ou seja, o aumento da massa muscular. Embora alimentos como laticínios e carnes sejam os mais lembrados nesse quesito, existem frutas, como a goiaba, que também podem ajudar na missão de te deixar mais forte e musculoso.
Cada xícara de goiaba contém cerca de 4,2 gramas de proteína. Além desse macronutriente, a frutinha de cor verde e interior vermelho ostenta bastante vitamina C, superando até a laranja. Ela ainda irá ajudar na saciedade e no bom funcionamento intestinal, devido à presença de fibras. Quanto às sementes, é válido considerá-las ao ingerir a fruta, já que elas podem ser ótimas aliadas de quem sofre com intestino preso.
Por isso, se está pensando em melhorar não apenas a composição corporal, como também a saúde, inclua a goiaba na sua lista do hortifruti.
Por que consumir proteínas?
As proteínas contam com uma série de funções no organismo, como regulação hormonal, defesa imunológica, regulação de processos celulares, reparação de tecidos, transporte de substâncias, saúde capilar, entre outros.
Por se tratar de um nutriente altamente demandado para funções biológicas do organismo, é de se esperar que a ingestão das proteínas em dietas para ganho de massa seja maior.
Ao praticar musculação, o organismo irá necessitar de uma quantidade maior de proteínas para que a construção do tecido ocorra de forma eficiente e, assim, ele aumente de volume.
Vale frisar que a quantidade de proteína irá variar de indivíduo para indivíduo, considerando fatores como condição de saúde e grau de atividade física.
As diretrizes costumam sugerir um consumo de 1,6 g a 2 g de proteína por quilo de peso diariamente par desportistas que pretendem melhorar a composição muscular.
Realizar refeições com bom teor do nutriente é fundamental para que essa necessidade seja alcançada ao final do dia. Por isso, o consumo de goiaba e de outros itens ricos na substância se mostra fundamental.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica