Uma média de 12 mil consultas médicas são agendadas todo mês pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão. Além de cerca de 8 mil consultas/mês realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ainda são agendadas em torno de 4 mil consultas mensalmente para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis-Comcam).
Uma das estratégias na busca de reduzir as filas de espera em diversas especialidades é o atendimento aos sábados no Centro de Especialidades do Lar Paraná. Além das consultas, também são realizados pequenos procedimentos, bem como entrega de aparelhos auditivos e óculos.
“É um trabalho permanente porque quase que diariamente entram novos pacientes na fila. O que pedimos encarecidamente é que as pessoas não faltem, porque isso prejudica toda a organização do trabalho”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak. Outra recomendação é que caso haja necessidade de acompanhante o paciente leve apenas uma pessoa.
Outra recomendação é a atualização cadastral. “Se a pessoa muda de número de telefone ou de endereço, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para atualização cadastral. Essa falta de atualização dificulta o acesso ao paciente, muitas vezes não conseguimos comunicar sobre as consultas agendadas”, explica a secretária.