Mercado brasileiro registrou alta ao longo da última semana
Os preços da soja no mercado brasileiro registraram alta ao longo da última semana, influenciados pela valorização externa, pelo aumento nos prêmios de exportação e pela taxa de câmbio (R$/US$). De acordo com um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os valores de negociação da soja em grão nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), principais canais de exportação do Brasil, voltaram a operar nos maiores níveis do ano.
Essa valorização reflete o cenário positivo do mercado internacional, que tem gerado maior demanda pela commodity brasileira. Paralelamente, no campo, a colheita da safra 2023/24 no Brasil está quase concluída. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que até o dia 20 de maio, 97% dos 45,7 milhões de hectares cultivados já haviam sido colhidos. As atividades de colheita estão praticamente finalizadas, restando apenas os estados do Maranhão e do Rio Grande do Sul para concluir o processo.
A alta nos preços da soja é uma boa notícia para os produtores brasileiros, que se beneficiam das condições favoráveis do mercado externo e da taxa de câmbio, que tornam a soja brasileira mais competitiva no mercado internacional.