Cidade navega rumo ao desenvolvimento turístico nacional atraindo investimentos milionários e impulsionando o crescimento da frota náutica – considerada a maior Paraná
A cidade de Porto Rico, localizada na Costa Noroeste do Paraná (PR), desponta como um dos mais promissores destinos turísticos do país, impulsionando uma transformação econômica e urbanística sem precedentes. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, o município possui mais embarcações registradas do que veículos e habitantes. Com uma frota náutica estimada em 3,5 embarcações, 3.182 moradores e 2.193 automóveis, ônibus e caminhões, a cidade ‘abraça’ sua vocação náutica, impulsionada pelo crescimento do turismo e dos investimentos em diversos setores.
O título de “Dubai Paranaense” e “Miami do Sul” não é exagero para Porto Rico, mas sim reflexo da realidade palpável que se vive em suas praias de água doce, areias brancas e mata atlântica intocada – com natureza exuberante. O ‘boom’ turístico tem atraído olhares de investidores nacionais e estrangeiros para empreendimentos de alto padrão como condomínios fechados e resorts.
Segundo a Associação Comercial e Industrial de Porto Rico (Acip), nos últimos cinco anos a cidade recebeu cerca de R$ 600 milhões em investimentos imobiliários. Novas empresas, especialmente ligadas ao setor da construção civil, têm surgido, impulsionando a criação de empregos e a oferta de serviços. Ainda de acordo com a Acip, o número de empresas abertas no município saltou de 60 para 100 em quatro anos, acompanhado pela abertura de novos estabelecimentos comerciais como supermercados, farmácias, hotéis e restaurantes.
Com um desenvolvimento tão promissor, Porto Rico se firma como um ‘farol’ de oportunidades em um horizonte de expansão econômica e turística. O secretário de Turismo de Porto Rico, Murilo Gois, complementa que a alta demanda impacta em diversas obras. “Estamos tendo uma transformação na cidade com obras que estão transformando a infraestrutura, como a revitalização da orla e a readequação de galerias pluviais”, explica. Atualmente, a cidade tem seis pousadas e um resort, que somam aproximadamente 100 acomodações, além de um grande número de casas de aluguel para temporada.
Nesse cenário de investimentos de alto padrão, destaca-se o visionário projeto Aruna, um marco de desenvolvimento na Costa Noroeste do Paraná. O masterplan engloba as etapas: Aruna Ilhas (lançado), Aruna Bioma (lançado), Aruna Alameda (lançado – centro de compras, lazer e gastronomia do bairro náutico Bioma), Aruna Torres e Aruna Home. O complexo imobiliário, que será construído em seis anos, apresenta inovações exclusivas na região como a primeira praia artificial da Costa Noroeste, ilhas paradisíacas e bairro náutico aberto, com todas as comodidades de um condomínio – ideal para quem curte esportes aquáticos e busca contato direto com a natureza.
André Buzzo, diretor da Aruna Urbanismo Arte, integra um grupo de empresários do setor que acredita e investe há mais de uma década no potencial turístico e econômico de Porto Rico. “A cidade se transforma, a cada dia, para atender essa nova demanda turística e se tornar um dos destinos turísticos mais procurados do país”, conclui Buzzo.