Pode comemorar: o pão de queijo brasileiro ganhou destaque no ranking dos melhores pães do mundo e ficou em 10º lugar. É ou não é pra sentir orgulho? A receita mineira com um cafezinho conquista todo mundo, não tem jeito!
A lista é realizada pelo site de gastronomia europeu TasteAtlas e se baseia em classificações do público. Para a lista dos “100 melhores Pães do Mundo”, foram registradas mais de 13 mil votos para promover a comida local e tradicional.
O pão de queijo foi muito elogiado e o site aproveitou para contar um pouquinho da história dessa iguaria brasileira. “Traduzido literalmente como pão de queijo, o pão tem origem nas invenções culinárias dos escravos africanos, quando estes passaram a utilizar o resíduo da planta da mandioca”, explicou o TasteAtlas.
Origem do pão de queijo
Apesar de ter origem na culinária dos escravos africanos, foi em Minas Gerais que o pãozinho de queijo ganhou toda essa notoriedade.
Antigamente não se acrescentava queijo na receita, apenas amido assado. Mas, ao final do século XIX, outros alimentos começaram a ser disponibilizados aos afro-brasileiros e aí surgiu a mistura incrível.
“No estado de Minas Gerais, centro lácteo do Brasil, passou-se a adicionar queijo e leite às bolinhas de amigo e surgiu o pão de queijo”, explica o site.
Ranking mundial
E o ranking é mundial, selecionando só a nata. A lista reúne vários pães e os internautas podem avaliá-los com uma nota entre 0,5 a 5 estrelas.
Além disso, o sistema é inteligente contra fraudes e bots na votação, vencendo aqueles que realmente conquistaram o paladar dos usuários.
“O objetivo é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que ainda não experimentou”, explica o TasteAtlas Rankings.
Pão de queijo em 10°
Sim, o pão de queijo conquistou o mundo e ganhou a décima posição na última atualização do ranking, 15 de maio.
No ranking, o pão de queijo ficou na frente de iguarias como a focaccia italiana, a baguete francesa e o típico paratha, pãozinho da Índia. Arrasamos!
Top 10
O primeiro lugar ficou com o Bafra Pidesi, um pão da Turquia no formato de canoa.
A iguaria leva carne moída com cebola, sal e pimenta como recheio.
Veja abaixo a lista dos 10 melhores pães do mundo.
- Bafra Pidesi (Turquia)
- Samsung Pidesi (Turquia)
- Roti Canai (Malásia)
- Naan com manteiga e salsa (Índia)
- Pan de bono (Colômbia)
- Qutab (Azerbaijão)
- Amritsari kulcha (Índia)
- Naan (Índia)
- Piadina Romagnola (Itália)
- Pão de Queijo (Brasil)