Com a iminente regularização das casas de apostas esportivas online no Brasil, o futebol sofreu uma enorme injeção financeira em 2024.
Isso sacudiu completamente a lista dos maiores patrocínios do futebol brasileiro, com muitos times firmando acordos históricos de valores multimilionários.
Até mesmo o próprio Brasileirão agora é patrocinado por um site de apostas e ganhou o nome oficial de Brasileirão Betano. A consolidação das bets é provada por outros fatores, como o número de brasileiros pesquisando o que esperar do futebol amanhã, tentando criar apostas mais embasadas.
Para te atualizar sobre a situação atual de qual o maior patrocínio do futebol brasileiro em 2024, preparamos este artigo com os valores mais impactantes e uma lista com os maiores acordos do Brasileirão na atualidade.
Em acordo histórico com a Vaidebet de 120 milhões, Corinthians ficou com o maior patrocínio do Brasil
O acordo entre o Corinthians e a Vaidebet, casa de apostas que tem o cantor Gusttavo Lima como embaixador, ajuda a entender o impacto das bets nas finanças dos clubes.
O site pagará 360 milhões ao Timão ao longo de três anos, sendo 120 milhões por ano. Além disso, o acordo contou com 10 milhões em luvas.
Para ter uma ideia da evolução, o patrocínio máster do Corinthians com a Neo Química em 2023 estava na casa dos R$17 milhões anuais. Augusto Melo, presidente do Corinthians, celebrou o acordo: “É um namoro que já vem há algum tempo, através da nossa campanha árdua. Já era feito um trabalho estrutural, conversando com grandes empresas, com multinacionais e clubes, e chegamos a este resultado“.
O acordo com a Vai De Bet, maior da história do futebol brasileiro, é válido para várias categorias do Timão, como o futebol feminino e as categorias de base. Além disso, a camisa do Corinthians conta com vários outros patrocinadores, entre eles:
- Ale
- Ezze Seguros
- Neo Química Vitaminas
- Banco BMG
- UniCesumar
Flamengo tem segundo maior patrocínio do futebol brasileiro: Pixbet
O Flamengo estabeleceu também para a temporada de 2024 um acordo de 85 milhões anuais com a Pixbet. Mesmo sendo R$35 milhões por ano a menos do que o Corinthians, o Mengão fica com o segundo maior acordo de patrocínio máster.
Após fechar com o Flamengo, a Pixbet tentou também se tornar o patrocinadora máster do Corinthians, mas sem sucesso devido à altíssima proposta da concorrente.
Com 81 milhões da Crefisa, terceiro lugar do Palmeiras foge dos padrões em 2024
Entre os 3 maiores acordos do futebol brasileiro, o Palmeiras é o único que não traz uma casa de apostas esportivas no espaço principal da camisa. Isso porque a equipe recebe R$81 milhões por temporada da Crefisa, empresa da presidente do clube, Leila Pereira.
O valor gerou muita polêmica após o maior rival firmar o contrato de patrocínio com a Vaidebet, já que a empresária afirmou que igualaria os valores caso ficasse provado que outro time ganharia mais do que o Verdão com patrocinadores. Em 2023, Leila Pereira declarou: “Me provem que essa camisa do Corinthians está valendo R$123 milhões, que eu aumento e pago R$123 milhões. Mas quero que comprovem que essas empresas que pagam o Corinthians, pagam R$123 milhões por ano“.
Vasco fica com o quarto lugar da lista
Após mais de 100 dias sem patrocinador máster, esperando uma proposta satisfatória, o Vasco surpreendeu e anunciou no início de maio uma parceria no valor de R$70 milhões anuais com a Betfair, o quarto maior do Brasil.
Por conta da camisa do Gigante da Colina, o formato do patrocínio também é diferente, sendo apresentado diagonalmente nos uniformes.
Tricolores empatam em quinto lugar com a Superbet e 52 milhões por ano pelo patrocínio máster do uniforme
Nova no Brasil, a Superbet adotou como principal estratégia de divulgação o grande patrocínio firmado com o São Paulo, no valor de R$52 milhões por ano.
Após alguns meses de operação, a empresa também firmou parceria com o Fluminense, pelo mesmo valor. Assim, os tricolores carioca e paulista ficam empatados na quinta posição do ranking dos maiores patrocínios do Brasil.
Rivais gaúchos tem Banrisul como patrocinadora, e valor de 30 milhões é o mesmo para ambos
Grêmio e Inter são, além do Palmeiras, as únicas exceções ao patrocínio das bets. O acordo entre as equipes gaúchas e o Banrisul é histórico pela duração: desde 2001 o banco do Rio Grande do Sul patrocina as duas maiores equipes do estado.
Evidentemente, para não suscitar polêmicas, o valor pago aos dois times é o mesmo: 30 milhões por ano.
Neste caso, mais do que o dinheiro, o patrocínio do banco regional também ajuda a firmar a identidade gaúcha de todos os envolvidos na parceria, o que leva a crer que seria muito difícil que alguma casa de apostas tomasse o patrocínio máster de Grêmio e Internacional.
Casas de apostas em esportes dominam espaço principal das outras camisas do Brasileirão
Todos os demais times do Brasileirão são patrocinados por casas de apostas em esportes. O Santos, mesmo na série B, aparece em sétimo lugar em valores, já que recentemente a Blaze subiu o patrocínio do time da Vila Belmiro para R$27,7 milhões por ano.
O Botafogo aparece em seguida no ranking, recebendo R$27,5 milhões anuais da Parimatch. O Cruzeiro, que tem a Betfair com patrocinadora, recebe R$25 milhões anuais.
Em sequência na lista, aparece o Fortaleza. Equipe nordestina de maior sucesso nos últimos anos, com vários resultados expressivos, o clube também é dono do maior patrocínio da região, recebendo R$19 milhões fixos por ano da Novibet. O Atlético Mineiro vem em sequência, com um valor de R$18 milhões anuais da Betano.
Ranking dos 13 maiores patrocínios master do Brasil (valores anuais)
Time | Patrocinador | Valor Anual |
Corinthians | Vaidebet | R$120 milhões |
Flamengo | Pixbet | R$85 milhões |
Palmeiras | Crefisa | R$81 milhões |
Vasco | Betfair | R$70 milhões |
Fluminense | Superbet | R$52 milhões |
São Paulo | Superbet | R$52 milhões |
Grêmio | Banrisul | R$30 milhões |
Internacional | Banrisul | R$30 milhões |
Santos | Blaze | R$27,7 milhões |
Botafogo | Parimatch | R$27,5 milhões |
Cruzeiro | Betfair | R$25 milhões |
Fortaleza | Novibet | R$19 milhões |
Atlético Mineiro | Betano | R$18 milhões |
A tendência vista nesta lista se aplica também a quase todo o futebol nacional. 68% de todos os times das séries A, B e C contam com casas de apostas no espaço principal do uniforme.