Estimular a produção de endorfina é a chave para viver com menos dores e alcançar mais bem-estar. Você sabe como fazer?
A endorfina é o hormônio ligado a inibir a irritação e o estresse, além de contribuir para a sensação de prazer e felicidade.
Uma das maneiras de liberar endorfina no corpo é praticar exercícios físicos. Quanto mais você se exercitar, mais endorfina seu corpo será capaz de produzir, e mais feliz você vai viver!
Endorfina e felicidade
A endorfina é um hormônio neurotransmissor produzido pela glândula hipófise. A substância atua em receptores do sistema nervoso e é super importante para a saúde humana.
Vários estudos já comprovaram o benefício do hormônio para aliviar a dor e combater problemas de saúde mental como ansiedade e depressão.
Durante momentos de dor ou estresse, o corpo libera endorfina como um mecanismo para contornar o problema.
A substância também tem um efeito “euforizante”, que produz sensações de satisfação, disposição e aumento de felicidade.
Como liberar endorfina?
A resposta principal para essa pergunta é simples: atividade física!
Mas não é só ela a responsável por liberar endorfina no corpo, há outras situações que, quando o corpo está submetido, ele também consegue acelerar a produção de endorfina.
Veja quais são elas:
- Exercício físico: o exercício é, sem dúvida, umas das melhores formas de liberar endorfina. Uma corrida, uma vez por semana, já é o suficiente para você começar a produzir mais o hormônio. Mas se você gosta de algo mais calmo, o pilates ou o yoga também podem ajudar!
- Coma chocolate: o chocolate estimula a liberação de neurotransmissores diretamente relacionados ao bem-estar. Mas olha, vá com cuidado, o recomendado é comer um quadradinho por dia e o ideal é que seja do chocolate 70%.
- Ria mais: rir também é uma ótima maneira de estimular a produção de endorfina. Dê gargalhadas com amigos, relembre momentos felizes ou até mesmo assista aquela série de comédia que você ama.
- Tenha contato íntimo: o contato íntimo libera endorfina e é muito importante para um relacionamento amoroso. Sinta-se à vontade com o parceiro de maneira que a satisfação do casal seja um dos principais fatores da relação. Além de melhorar o relacionamento, vai melhorar o bem-estar de ambos!
Minha endorfina está baixa?
De acordo com pesquisas científicas, algumas pessoas não produzem endorfinas suficientes, o que pode levar a uma série de fatores negativos.
Entre elas estão o risco de depressão e ansiedade, dores no corpo, fibromialgia, mau humor, problemas de sono e a tomada de ações impulsivas.
Se você passa por algum desses problemas, pode ser necessário procurar ajuda médica.
Via: Só Notícia Boa (com informações de Boa Forma)